15 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste tem três universidades entre as melhores do mundo

Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo

O Nordeste está em evidência no cenário internacional da educação superior. De acrodo com a avaliação do Center for World University Rankings (CWUR), três universidades da região estão entre as mil melhores do mundo. Essa análise é feita com base em sete indicadores. Ao mesmo tempo, abrange desde o sucesso acadêmico dos ex-alunos até a qualidade do corpo docente e da pesquisa realizada pelas instituições.

Quais universidades do Nordeste estão entre as melhores do mundo?

Entre as mil melhores do mundo, destacam-se a Universidade Federal de Pernambuco, posicionada em 884º lugar, seguida pela Universidade Federal do Ceará, na posição 947º, e pela Universidade Federal da Bahia, ocupando o 998º lugar. Essa conquista reforça o compromisso e a excelência acadêmica das instituições de ensino superior da região.

- Continua depois da publicidade -

Posicionamento Nacional

No contexto nacional, a Universidade de Campinas (UNICAMP) se destaca como a melhor colocada do país, ocupando a posição 370 no ranking mundial. Logo após, vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na posição 401, e a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), fechando o pódio nacional na posição 437.

LEIA TAMBÉM:
Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas

Como ocorre o levantamento para o ranking

A elaboração do ranking é com base em sete indicadores sólidos e orientados por resultados. O agrupamento dos quesito ocorre em quatro pilares principais: educação (que avalia o sucesso acadêmico dos ex-alunos, considerando o tamanho da instituição), empregabilidade (também relacionada ao tamanho da universidade), corpo docente e pesquisa.

Em resumo, Center for World University Rankings (CWUR) desde 2012 tem um papel fundamental na área de ensino superior. Ele fornece consultoria e divulga este ranking de universidades. Dessa forma, é possível perceber a relevância do ensino superior do Nordeste. Contudo, ainda reflete a disparidade que existe entre as regiões e como as universidades nordestinas ainda precisam avançar com relação ao Sul e Sudeste.

LEIA TAMBÉM:
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP
Capital no Nordeste dá exemplo e só terá sacolas recicláveis
Nordeste mira crescimento inclusivo para beneficiar todo

Rank Mundial Instituição Rank de Empregabilidade Rank de pesquisa
370 University of Campinas (UNICAMP) 2 1655
401 Federal University of Rio de Janeiro 3 479
437 São Paulo State University (UNESP) 4
884 Federal University of Pernambuco (UFPE) 14 1266
947 Federal University of Ceará (UFC) 15 1523
998 Federal University of Bahia (UFBA) 21 1192


Por dentro da Universidade Federal de Pernambuco

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. Tem uma história que remonta à fundação da Escola de Cirurgia da Bahia em 1808. A UFBA é a maior universidade do estado da Bahia e é reconhecida por sua influência acadêmica e cultural. Oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação, além de programas de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, tem um índice geral de cursos avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação. Também se destaca também por sua estrutura física e administrativa, que inclui unidades de moradia universitária e serviços de alimentação, apoiando a permanência estudantil.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi fundada em 1954 e é um dos mais um importantes centro de ensino, pesquisa e extensão no estado do Ceará. A universidade possui oito campi distribuídos pelo estado. Desse modo, oferecendo uma diversidade de cursos nas mais variadas áreas do conhecimento. Além disso, conta com pós-graduação em diversas áreas e contribui em forma ativa para o desenvolvimento da região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Balança comercial tem superávit de US$ 31 bilhões de janeiro até segunda semana de maio

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) divulgou os resultados da balança comercial até a segunda semana...