19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaO plano do Nordeste para manter o maior crescimento do país

O plano do Nordeste para manter o maior crescimento do país

Em um movimento estratégico para alavancar a inovação e o desenvolvimento no Nordeste do Brasil, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) apresentou a proposta de criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE). A apresentação ocorreu durante uma reunião da Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A iniciativa visa manter a liderança da região como a que mais cresce no Brasil

A iniciativa visa unir forças entre universidades, institutos federais de ensino superior e outras instituições de ciência e tecnologia da região. Dessa forma, a iniciativa visa a  criação de uma plataforma robusta para fomentar a inovação. De acordo com o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, que a proposta está alinhada com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e busca ampliar os recursos de financiamento para projetos inovadores.

- Continua depois da publicidade -

Estratégia e Competitividade

“Queremos ter uma grande plataforma de informações, dialogando com o PRDNE e buscando mecanismos de financiamento. Queremos estruturar o pensamento científico da região para vencer os desafios para nosso desenvolvimento”, explicou Danilo Cabral. Ele enfatizou a importância de aumentar a competitividade da região com melhorias na infraestrutura e na educação, com um foco forte em inovação. “Isso só acontece melhorando a nossa infraestrutura e a educação com inovação. E esta não se dá sem que todos os atores da região estejam envolvidos, a academia, os setores produtivos, os entes políticos, como o Consórcio Nordeste”, frisou.

Missões Estratégicas para o Futuro

Áreas de FocoDescrição
Cadeias Agroindustriais e DigitaisEstruturação de cadeias produtivas que integram a agricultura e a tecnologia digital. A princípio, visando aumentar a eficiência e a produtividade.
Complexo Industrial de SaúdeDesenvolvimento de um complexo industrial focado em saúde para melhorar a produção de medicamentos, equipamentos médicos e outros produtos relacionados.
BioeconomiaInvestimentos em bioeconomia para promover o uso sustentável dos recursos biológicos, incentivando práticas que gerem valor econômico e ambiental.
Descarbonização e Transição EnergéticaInvestimentos e iniciativas voltadas para reduzir as emissões de carbono e promover a transição para fontes de energia mais sustentáveis e renováveis.
Transformação Digital da IndústriaPromoção da digitalização e modernização dos processos industriais, aumentando a competitividade e a eficiência através de novas tecnologias.
Tecnologias para Soberania e Defesa NacionaisDesenvolvimento de tecnologias estratégicas que atendam às necessidades de soberania e defesa nacional, fortalecendo a segurança e a independência tecnológica do país.

 

LEIA TAMBÉM:
Inmet: São João será de chuvas acima da média no Nordeste
A saga de uma estrela do Rock que trocou tudo pelo sossego do Nordeste
Maior São João do Mundo usa tecnologia de última geração para reforçar segurança
Luiza Trajano revela sua paixão e compromisso pelo Nordeste

Papel da Sudene e Parcerias

A Sudene, em parceria com as instituições da Rede, atuará como articuladora e orientadora do Sistema Regional de Inovação. Um dos objetivos é a criação de ferramentas e mecanismos institucionais para o Sistema Nacional de Territorialização e Desenvolvimento Regional. “Queremos que a comunidade de ciência, tecnologia e inovação do Nordeste seja um ator político-institucional do desenvolvimento regional”, afirmou José Farias, coordenador de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene.

Acordos e Articulações Recentes

As recentes iniciativas da Sudene, incluindo um acordo de cooperação técnica com o BNDES, bem como parcerias com o IBGE e a Finep, já fazem parte do esforço para estabelecer a Rede. No curto prazo, a proposta é criar um grupo de trabalho para organizar a constituição e atuação da Rede. Desse modo, contar com entregas significativas para a sociedade. Com isso a sistematização do conhecimento sobre o Nordeste e a mobilização de mais de 600 pesquisadores da região é preponderante.

LEIA TAMBEM:
Estado do Nordeste é o que mais vai crescer este ano no país
Escolas inovam com ensino a partir dos sonhos dos alunos
TSE lança concurso com vagas nos nove estados do Nordeste

reunião Sudene

A criação da Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia do Nordeste (RICTNE) é uma iniciativa crucial para o desenvolvimento socioeconômico da região. Ao reunir as principais instituições de ensino e pesquisa, a Sudene busca transformar o Nordeste em um polo de inovação. Desse modo, deixar a região capaz de enfrentar os desafios atuais e futuros. Ao mesmo tempo, promovendo um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Com essa proposta, a Sudene reforça seu compromisso em posicionar o Nordeste como um protagonista no cenário nacional de inovação e desenvolvimento.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...