22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaFortaleza debate papel da Mulher em Micros e Pequenas empresas

Fortaleza debate papel da Mulher em Micros e Pequenas empresas

O 2º Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas (EMAMPE) em Fortaleza está se aproximando. Este evento, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março, promete ser uma oportunidade valiosa para discutir os desafios de gestão, associativismo e liderança feminina no setor empresarial.

Encontro sobre associativismo, gestão e empreendedorismo feminino

Dentre os palestrantes e participantes, destacam-se nomes como Daniel Papa Garcia (representando o Ministério do Trabalho), Vladyson Viana (do Governo do Estado), Ercilio Santinoni (da CONAMPE), Eliane Brasil (do BNB) e Luiz Gastão Bittencourt (da FECOMERCIO).

- Continua depois da publicidade -

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm desempenhado um papel crucial na economia brasileira. Em 2023, elas abriram mais de 1,1 milhão de postos de trabalho, representando 80% das vagas com carteira assinada criadas no ano anterior. Além disso, o setor continua crescendo, com a abertura de 859 mil novas MPEs, um aumento de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos.

O evento será realizado no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, e as inscrições são gratuitas. Para participar, basta acessar o site fampecce.org.br ou enviar um email para [email protected].

Uma novidade nesta edição é o dia especial dedicado às mulheres empreendedoras do Estado, que também receberão uma merecida homenagem. A pesquisa conduzida pela BR Rating em 2021 revelou que ainda existem desafios e barreiras no mercado que dificultam a ascensão das mulheres a cargos de liderança. Apenas 3,5% das companhias pesquisadas possuem CEOs mulheres. Este encontro é uma excelente oportunidade para debater o protagonismo feminino nas organizações empresariais e buscar soluções para esses desafios.

“Estamos diante de um evento que visa proporcionar acesso a práticas bem-sucedidas no Associativismo Empresarial, facilitar o acesso ao Crédito e criar um ambiente propício para debater a nova ordem econômica do Brasil e do nosso Estado”, destaca Edivaldo Nunes, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará – FAMPEC. O público estimado é de 300 inscritos.

Eliane Brasil
Eliane Brasil foto Divulgação

LEIA TAMBÉM:
A Pedra do Reino: Mistério no Sertão inspirou Ariano Suassuna
Pernambucana é a primeira do país a obter registro intersexo; entenda
Governo Federal vai ajudar oito cidades do Nordeste; entenda

Programação do 2º Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas

O 2º Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas (EMAMPE) em Fortaleza está se aproximando. Este evento, que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de março, promete ser uma oportunidade valiosa para discutir os desafios de gestão, associativismo e liderança feminina no setor empresarial.

Dentre os palestrantes e participantes, destacam-se nomes como Vladyson Viana (Secretário do Trabalho do Ceará), Daniel Papa Garcia (Diretor de Empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo – MEMP), Eliane Brasil (Superintendente Estadual do BNB para o Ceará), Ercilio Santinoni (Presidente da CONAMPE – Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas), Nelba Fortaleza (Presidente do Conselho Deliberativo do Indes – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social, correalizadora do EMAMPE) e Luiz Gastão Bittencourt (Presidente da FECOMERCIO).

Ercilio-Santinoni
Ercilio Santinoni foto Divulgação

O Secretário do Trabalho, Vladyson Viana, fará a primeira palestra às 15h, abordando o tema “O perfil atual do segmento MEI e Micro e Pequenas Empresas do Ceará”. Em seguida, às 16h30, o Diretor de Empreendedorismo no MEMP, Daniel Papa Garcia, discutirá “As novas perspectivas das políticas públicas do Governo Federal para as Micro e Pequenas Empresas”.

Vladyson Viana
Vladyson Viana foto Divulgação

O encerramento do primeiro dia de atividades contará com a palestra motivacional “Um Olhar Inovador sobre o Empreendedorismo”, ministrada por Gilclér Regina, às 17h30. Gilclér, escritor com 3 milhões de livros vendidos, possui uma extensa carreira como palestrante e mentor de grandes executivos, atuando tanto no Brasil quanto no exterior. Sua formação em Administração e especialização em Dinâmica Humana o capacitam para abordar cenários de trabalho, tendências, perspectivas, atitudes de resultados e ações para fortalecer tanto o ambiente profissional quanto a vida pessoal dos participantes.

Na sexta-feira, 22, a agenda terá início às 8h30 e segue com apresentação de case de sucesso, palestras sobre acesso ao crédito, liderança e gestão e um debate sobre o empreendedorismo voltado para o seguimento das startups. Destaque para a palestra com a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil, que vai falar, às 10h30, sobre “A importância da política de apoio ao fomento do crédito para as Micro e Pequenas Empresas”.

A partir do sábado, 23, a programação será voltada inteiramente para o empreendedorismo feminino. Com início às 10h, o evento contará com palestras motivacionais, apresentação artística, talk show de talentos com empresárias do ramo de beleza, saúde, arte, culinária e gastronomia e esporte e lazer, entre as quais, a empresária Dulce Tigre e a professora Mattu Macedo, além da realização de uma justa homenagem às mulheres empreendedoras. Entre as convidadas estarão Lia Freitas, primeira-dama do Estado, Onélia Santana, Secretária da Proteção Social do Ceará, Socorro França, Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, e Cícera Maria, presidenta da AME-CEARÁ, entre outras.

LEIA TAMBÉM:
Moda no Nordeste tem inovação, é sustentável e gera bilhões
Conheça cidades do Nordeste que já tiveram tremores de terra
Estado do Nordeste terá a menor taxa de juros do Brasil
Ceará é o 1º estado do Nordeste em Sustentabilidade Ambiental

A realização do 2º EMAMPE é da Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do José Walter – Ampejw e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social – Indes e correalização da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais – CONAMPE e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – FAMPEC. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fecomércio, Casa Civil e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, e Assembleia Legislativa do Ceará – Alece.

SERVIÇO

  • 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza
  • Dias: 21, 22 e 23 de março de 2024
  • Horário: Dia 21: 10h às 19h. Dia 22: 8h30 às 19h. Dia 23: 8h30 às 16h.
  • Local: Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE)
  • Inscrições: gratuitas, pelo site fampecce.org.br ou pelo email [email protected].

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...