05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTopoParaíba dispara 11% no Turismo e tem maior alta do Nordeste

Paraíba dispara 11% no Turismo e tem maior alta do Nordeste

O turismo na Paraíba está em verdadeira ascensão. De acordo com uma pesquisa da  Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP), o estado registrou um aumento de 11,1% no setor em 2023. Dessa forma, marca a maior alta entre todos os estados do Nordeste.

Entre os estados nordestinos, o Piauí seguiu a Paraíba com o segundo maior crescimento, com 9,4%, seguido pelo Maranhão, com 9,3%. Nacionalmente, a Paraíba ficou em quarto lugar no aumento do turismo, atrás apenas de Tocantins, Mato Grosso e Paraná.

- Continua depois da publicidade -

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), os resultados da pesquisa refletem o constante interesse dos turistas pela Paraíba, destacando a eficácia dos esforços contínuos em promover o turismo local.

“Os dados nos incentivam a continuar investindo e promovendo o turismo paraibano. Esse crescimento é resultado direto dos nossos esforços em estruturar e divulgar a Paraíba como um destino turístico atraente. Estamos trabalhando para nos reconectar com mercados existentes e explorar novas oportunidades, como a região Norte do país”, ressaltou Lucena.

joao pessoa praia
João Pessoa é um dos destinos mais procurados do Brasil.

Incentivos do Governo para alavancar o turismo

O Governo do Estado tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, oferecendo incentivos fiscais às companhias aéreas e promovendo a ampliação de voos para a Paraíba. A estratégia tem como objetivo aumentar o número de visitantes e impulsionar a economia local.

“A parceria entre o Governo da Paraíba e as companhias aéreas tem resultado na chegada de mais voos ao estado, o que atrai um número maior de turistas. Além disso, estamos investindo em participação em feiras de turismo, capacitações e roadshows. Essas ações têm contribuído significativamente para o aumento do fluxo de visitantes e o impacto positivo na nossa economia”, enfatizou Lucena.

Carapibus litoral sul da Paraiba
Carapibus litoral sul da Paraiba

 

Crescimento nacional do turismo

A pesquisa da Fecomércio-SP também revelou um crescimento expressivo do turismo nacional em 2023. Ao todo, o faturamento total chegou a R$189,4 bilhões. O mês de dezembro se destacou como o melhor resultado desde o início da pandemia. Ao mesmo tempo, registrou-se um aumento significativo em atividades como locação de meios de transporte e alojamento.

O desempenho positivo do setor turístico brasileiro reflete não apenas uma recuperação econômica, mas também a crescente demanda por experiências de viagem em todo o país.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...