22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaPrograma Bahia Pela Paz é apresentado a deputados e deputadas na Alba

Programa Bahia Pela Paz é apresentado a deputados e deputadas na Alba

O programa desempenhará um papel importante para a juventude em situação de vulnerabilidade social

Depois de ser apresentado ao Comitê de Governança, composto pelo governador Jerônimo Rodrigues, representantes dos três poderes e instituições baianas, o Programa Bahia Pela Paz agora é compartilhado com os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O objetivo é desenvolver uma nova abordagem para promover a cultura de paz, vinculada à política de segurança pública do estado. O Projeto de Lei será entregue na Alba na próxima terça-feira (12) pelo governador.

“A participação da Assembleia Legislativa é fundamental nesse processo de discussão, não apenas pelas valiosas contribuições que os parlamentares certamente trarão ao projeto, mas também pela legitimidade social que o parlamento confere ao programa, ao dialogar com os diversos grupos representados aqui”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.

- Continua depois da publicidade -

Freitas apresentou as propostas elaboradas por diversos órgãos do poder público estadual e da sociedade civil, voltadas para o desenvolvimento social e humano das populações em situação de vulnerabilidade, visando também a redução da criminalidade e da violência.

“A estrutura de governança do programa foi simplificada para torná-lo mais eficaz, e as estruturas de participação e controle social foram fortalecidas. A iniciativa contará com um acompanhamento da sociedade civil, por meio dos representantes dos Conselhos de Direitos, e uma Câmara de Especialistas, formada a partir do Observatório Bahia Pela Paz, que agregará pesquisas desenvolvidas pela sociedade civil e pelas universidades para aprimorar as políticas de segurança pública e prevenção à violência”, explicou o secretário.

Fotos Feijão AlmeidaGOVBA
Fotos Feijão AlmeidaGOVBA

LEIA TAMBÉM:
Cidades do Nordeste ganharão novos voos para a Europa
FNE: Governo injetará R$ 36,6 bilhões em estados do Nordeste
Descubra cinco destinos do Nordeste além das praias
Conheça o local do Nordeste que é a bola da vez da mineração

Para o líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto (PT), o programa desempenhará um papel importante para a juventude em situação de vulnerabilidade social, construindo uma nova concepção de segurança pública no estado.

A partir do Projeto de Lei, a Assembleia Legislativa terá a oportunidade de sugerir e, se necessário, realizar alterações. O governador virá pessoalmente entregar à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (12), e em um prazo de 30 dias, realizaremos debates. Depois, o secretário [Felipe] retornará para receber essas demandas e construir o projeto definitivo, que esperamos seja aprovado por unanimidade dos deputados e deputadas da Casa Legislativa”, explicou o representante do governo do Estado no parlamento baiano.

O programa envolve mais de 12 secretarias do estado e todas as áreas temáticas. O objetivo, no primeiro ano de funcionamento, é atender às comunidades que mais precisam de alternativas e possibilidades de fortalecimento e estruturação de políticas públicas para enfrentar problemas sociais como a violência.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...