05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoQueda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste

Queda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste

Na noite de domingo (17), moradores da região da Chapada Diamantina, na Bahia, foram surpreendidos por um forte clarão no céu, resultado da queda de um meteoro. A princípio, a Associação Paraibana de Astronomia divulgou a informação, e câmeras de segurança em Seabra registraram o momento impressionante.

Dessa forma, o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, esclareceu que o bólido não está relacionado à chuva Geminídas, uma das poucas chuvas intensas favoráveis à observação no hemisfério sul.

“A chuva de meteoros Geminídas está ocorrendo ainda. Mas ao que tudo indica é que esse bólido que a gente viu ontem, na região central da Bahia, não tem nada a ver com essa chuva. Geralmente a chuva de meteoros não gera objetos tão luminosos como esse que a gente viu nesta noite”, explicou Zurita.

- Continua depois da publicidade -

Fenômeno chamou atenção de toda a região

Ao mesmo tempo, o fenômeno não se limitou a Seabra. Também foi avistado em Livramento de Nossa Senhora. Estudos indicam que o meteoro resultou da passagem de uma rocha espacial que atingiu a Terra em alta velocidade.

“Os objetos estão em órbitas no solo, girando em velocidades altíssimas e quando eles atingem a nossa atmosfera, acabam provocando a compressão dos gases e isso gera esse fenômeno luminoso”, destacou Zurita.

Ele acrescentou que, quanto maior a rocha, mais luminoso é o meteoro que ela gera.

“Nesse caso, a gente acredita que foi um objeto grande, com talvez 1,5 metro de diâmetro que acabou gerando esse bólido”, afirmou.

Além do clarão, alguns moradores relataram ter ouvido um barulho semelhante a um trovão durante a queda do meteoro. De acordo com Zurita, há um forte indício de que houve meteoritos em solo.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste terá ponte de R$ 202 milhões para ligar 2 estados
Maior construtora do Nordeste vai restaurar hotéis icônicos em Salvador
Grupo de Abu Dhabi deve investir R$12 bilhões no Nordeste; saiba mais

“A rocha acabou resistindo a esse calor da passagem atmosférica. Chegou nas camadas mais baixas e densas. E, quando isso ocorre, geralmente termina com um fenômeno mais explosivo, que gera esse barulho”.

Marcelo Zurita aconselhou as pessoas a procurarem a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) caso escutem barulhos que acreditem ser uma queda de meteoros. O evento destaca a importância da vigilância e monitoramento para entender melhor esses fenômenos celestiais que continuam a surpreender e fascinar as comunidades locais.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

Por que os meteoros iluminam o céu quando passa na Terra?

CausaEfeito
AtritoQuando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele sofre um forte atrito com os gases atmosféricos, que aumenta a sua temperatura e faz com que ele se incendeie.
CombustãoA combustão do meteoroide libera energia na forma de luz e calor, que produz um rastro luminoso no céu, chamado de meteoro ou estrela cadente
ComposiçãoA cor do meteoro depende da composição química do meteoroide e da atmosfera. Por exemplo, o ferro produz uma cor amarela, o magnésio uma cor verde e o sódio uma cor laranja

Foto Ilustrativa: Reprodução Redes sociais

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...