04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaRefinaria de Mataripe compra petróleo da Pré-Sal Petróleo da União

Refinaria de Mataripe compra petróleo da Pré-Sal Petróleo da União

Na última quarta-feira, a Pré-Sal Petróleo (PPSA) realizou uma venda significativa de 500 mil barris de petróleo à refinaria de Mataripe, pertencente à Acelen, localizada na Bahia. Essa transação marcou um marco histórico, pois foi a primeira vez que uma carga de óleo da União foi comercializada diretamente para uma refinaria.

O petróleo em questão foi extraído do campo de Atapu, situado no pré-sal da Bacia de Santos, e estará disponível para carregamento no próximo mês de abril.

Mataripe, anteriormente conhecida como Landulpho Alves (Rlam), emergiu vitoriosa em uma disputa acirrada com as empresas Galp e Petrobras pelo fornecimento desse petróleo. A refinaria está estrategicamente localizada em São Francisco do Conde (BA), enquanto seus ativos logísticos estão baseados em Madre de Deus (BA).

- Continua depois da publicidade -

Vale destacar que, em janeiro de 2023, a primeira carga de Atapu, também composta por 500 mil barris, foi comercializada, tendo a Galp Energia Brasil como vencedora. Além disso, em agosto do ano passado, outros 500 mil barris foram vendidos diretamente à Equinor.

LEIA TAMBÉM:
Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a

A PPSA registrou uma receita impressionante de R$ 6,02 bilhões em 2023, proveniente da venda de petróleo e gás natural. Esse valor recorde representa um aumento de 28% em relação aos R$ 4,71 bilhões obtidos em 2022.

Esse crescimento substancial foi impulsionado pelo aumento da produção nos contratos de partilha do pré-sal, bem como pelos preços favoráveis do petróleo no mercado internacional.

No último ano, a empresa gerenciou a entrada de 33 cargas de petróleo da União, um acréscimo de 11 em relação ao ano anterior. Essas cargas totalizaram 16,32 milhões de barris, com origens variadas, incluindo o Campo de Mero, Tupi, Búzios, Entorno de Sapinhoá, Atapu e Sépia

REDAÇÃO com EPBR

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...