09 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoUFRN faz parceria para desenvolver cimento sustentável

UFRN faz parceria para desenvolver cimento sustentável

A Repsol Sinopec Brasil está buscando aproveitar resíduos da indústria agrícola e da produção de argamassa para criar um novo tipo de cimento utilizado em poços terrestres para injeção de vapor na indústria de petróleo e gás, além de poços geotérmicos.

Denominado como “Pozobio”, esse projeto de tecnologia e inovação é uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

- Continua depois da publicidade -

De acordo com Juliana Henriques, pesquisadora responsável pelo projeto na Repsol Sinopec, essa abordagem pode ser um passo importante para reduzir as emissões de CO2 na indústria.

Reduzir o CO2

“A proposta é reduzir significativamente as emissões de CO2, substituindo parte do cimento por materiais naturais que são resíduos gerados em grande quantidade em outras áreas, evitando assim o descarte em aterros sanitários”, explica Juliana.

Além disso, espera-se uma redução significativa nos custos do material. De acordo com a Repsol Sinopec Brasil, isso torna mais eficientes os poços que necessitam de materiais mais resistentes, como aqueles utilizados para injeção de vapor em campos de petróleo.

LEIA TAMBÉM:
Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas

Os pesquisadores estão investigando a combinação de resíduos de biomassa e de produção de argamassa, que são ricos em sílica e possuem propriedades adequadas para a fabricação de um novo tipo de material com potencial aplicação em cimentação de poços.

O projeto terá duração de dois anos e envolverá 15 profissionais. A primeira fase consiste em identificar e qualificar fornecedores e materiais, com testes realizados no laboratório da UFRN em Natal, no Rio Grande do Norte. Uma das parceiras nessa etapa é a empresa Brasil Química e Mineração Industrial (BQMIL), localizada em Mossoró (RN).

LEIA TAMBEM:
Fortaleza recebe evento que visa impulsionar o comércio eletrônico na região
Estados do Nordeste vivem diminuição dos casos de dengue
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP

“Nosso objetivo final é utilizar fornecedores locais para criar uma solução viável em larga escala para a indústria. Dessa forma, contribuindo também para o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca Rodrigo Santiago, responsável pelo projeto na UFRN.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...