05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoSamba-enredo da Porto da Pedra ganha versão na voz do Pernambucano Antônio...

Samba-enredo da Porto da Pedra ganha versão na voz do Pernambucano Antônio Nóbrega

Ator interpretou a composição com maestria e mostrou a relevância cultural do enredo.

Os versos que integram o samba-enredo destinado a ilustrar “Lunário Perpétuo: a profecia do saber popular”, o tema meticulosamente elaborado pelo carnavalesco Mauro Quintaes, com pesquisa conduzida por Diego Araújo para a apresentação da Unidos do Porto da Pedra no Carnaval de 2024, foram reinterpretados na voz do renomado artista pernambucano e estudioso das expressões culturais brasileiras, Antônio Nóbrega.

Sendo o homenageado no enredo que narra a saga da obra publicada pela primeira vez em 1594 por Jerônimo Cortês, Nóbrega tem se destacado como um dos grandes promotores do enredo, acompanhando de perto a criação do espetáculo. Isso representa uma novidade para o artista, que entre as décadas de 70 e 90 mergulhou profundamente para assimilar as toadas e cantigas de cirandeiros, aboiadores e cantadeiras, apresentando sua própria interpretação do Lunário.

- Continua depois da publicidade -
Antoio Nobréga  e segunda porta-bandeira
Antoio Nobréga e segunda porta-bandeira

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

Conforme relatado por Câmara Cascudo, o Lunário foi, nos últimos dois séculos e meio, uma das principais fontes de referência e conhecimento para os poetas populares nordestinos em suas cantorias e poesias. Trata-se de uma obra fundamental para a maestria na arte da poesia, amplamente lida nos sertões de todo o Nordeste. O Lunário abrange diversos temas, como astrologia, horóscopo, receitas médicas, mitologia, rudimentos de física, calendários, vidas de santos, biografias de papas, conhecimentos agrícolas, generalidades, processos para construir um relógio de sol, e até conselhos de veterinária. Essa riqueza de conteúdo será recriada pelo Tigre de São Gonçalo para o público da Marquês de Sapucaí no dia 11 de fevereiro.

A versão oficial do samba, interpretada por Wantuir, foi lançada no último fim de semana e está sendo elogiada como uma das mais belas desta temporada, destacando-se entre as mais reproduzidas em plataformas de streaming. A interpretação de Antônio Nóbrega realça a qualidade melódica da composição.

ASSISTA AO CLIPE

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...