05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaSenador Flávio Dino despede-se do Senado antes de assumir cargo no STF

Senador Flávio Dino despede-se do Senado antes de assumir cargo no STF

A apenas dois dias de iniciar suas funções como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Flávio Dino (PSB-MA) realizou seu último discurso parlamentar nesta terça-feira (20) na tribuna do Senado. Em sua fala, Dino assegurou seu compromisso em respeitar os princípios constitucionais, como a presunção da constitucionalidade das leis, a legalidade dos atos administrativos e a inocência de todos os cidadãos até que se prove o contrário.

“Na Corte, meu compromisso será com a imparcialidade, a isenção e o fiel cumprimento da Constituição e das leis”, afirmou Dino, enfatizando sua postura contra qualquer forma de prevaricação.

- Continua depois da publicidade -

A indicação de Dino para o STF foi aprovada pelo Senado em 13 de dezembro de 2023, enquanto ele ainda estava licenciado do cargo e liderava o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após deixar o ministério no início deste mês, sendo sucedido pelo ex-ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, Dino reassumiu temporariamente seu mandato de senador, do qual renunciará nesta quarta-feira (21).

Durante seu discurso de despedida, Dino destacou a importância da atividade política, defendendo-a contra a espetacularização e ressaltando a necessidade de líderes políticos comprometidos com causas genuínas e não apenas com interesses midiáticos.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste mira 100% de isenção no IPVA de carros elétricos
Os 10 maiores atletas nordestinos da história
Nordeste terá produção de combustível com planta nativa

“Nunca nos esqueçamos: a lógica do equilíbrio funcional entre os Três Poderes depende da atuação concertada e do que se passa em cada um deles”, ponderou Dino, abordando também a judicialização excessiva das decisões políticas.

Com uma trajetória que inclui experiência como juiz federal por mais de 12 anos, além de ter ocupado cargos como governador do Maranhão e chefe do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dino expressou sua gratidão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela indicação ao STF, deixando em aberto a possibilidade de retornar à arena política em algum momento futuro.

LEIA CAMPANHA EM TAMBÉM:
Estado do Nordeste dará R$ 636 milhões para o Bolsa Presença
Capital no Nordeste recebe prêmio da ONU
Obras de Transmissão de Energia no Nordeste vão ganhar investimentos
Como foi a ocupação hoteleira do Nordeste durante o carnaval

“Não sei se Deus me dará a oportunidade de estar novamente na tribuna do Parlamento, no Senado ou na Câmara. Tenho me animado muito acompanhando as eleições dos Estados Unidos”, refletiu Dino, finalizando seu discurso com um tom de esperança e incerteza sobre o futuro político.

REDAÇÃO com Agência Brasil

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Uma cidade do Nordeste é destaque em ranking dos municípios que menos desperdiçam água. Caruaru, conhecida pelo seu forte apelo cultural e econômico no...