20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEntretenimentoTheatro José de Alencar faz homenagem ao escritor e dramaturgo Oswald...

Theatro José de Alencar faz homenagem ao escritor e dramaturgo Oswald Barroso

Em homenagem ao grande escritor cearense Oswald Barroso (1947-2024), conhecido por suas contribuições como dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, a classe artística se une em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA) e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

“Sarau Ceará Mestiço”

Este evento, marcado para o próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30, reunirá mais de 20 talentosos artistas em uma celebração única. O palco escolhido para essa ocasião especial será a Praça Mestre Boca Rica (Anexo CENA do TJA: entrada pela Rua 24 de Maio, 600), e a entrada será gratuita.

- Continua depois da publicidade -

Idealizado e organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau promete uma noite memorável, repleta de intervenções literárias, musicais e teatrais. Entre os participantes confirmados estão nomes como Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes.

O título do evento é uma homenagem ao livro “Ceará Mestiço”, uma compilação de escritos selecionados de aproximadamente 30 anos de pesquisas de Oswald Barroso. Publicada em 2019, esta obra é uma profunda reflexão sobre a riqueza cultural e artística local, resultado de sua convivência com as diversas camadas da população cearense e sua atenta observação dos costumes e tradições regionais. Oswald Barroso nos deixou em 22 de março de 2024, aos 76 anos de idade, porém seu legado permanece vivo e inspirador.

LEIA TAMBÉM:
Baixa Estação é a chance de viajar ao Nordeste gastando menos
Ilhéus colhe frutos de ser cenário de novela; conheça outras novelas gravadas no Nordeste
Paraíba terá concurso com 4 mil vagas em várias áreas
Fortaleza tem 1.587 vagas de emprego com público prioritário

Quem é Oswaldo Barroso ?

  • Oswald Barroso foi uma figura multifacetada, atuando como jornalista, pesquisador, folclorista, dramaturgo, ativista da cultura popular e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
  • Durante seus 31 anos como professor, lecionou disciplinas diversas no curso de Música, incluindo Folclore, Antropologia da Arte, História da Arte, Estética, Estética Musical, Cultura Brasileira, Cultura Cearense, Teatro, História e Análise do Canto Popular Brasileiro e Música nas Tradições Populares.
  • Filho do poeta Antônio Girão Barroso, Oswald de Andrade escolheu seu nome em homenagem a Oswald de Andrade. Publicou mais de 25 livros abrangendo diversos gêneros, desde artigos e biografias até poesia, textos teatrais e estudos sobre cultura popular.
  • Recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira, como o Prêmio Estado do Ceará (1985), o Prêmio Estímulos à Dramaturgia (1996) da Funarte, o título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e a Medalha Brasileira Folclorista Emérito (2008), concedida pela Comissão Nacional de Folclore.
  • Como ex-preso político e opositor do regime militar, Oswald Barroso foi detido em Recife (PE) e em Fortaleza, onde sofreu torturas. Durante seu período na prisão, escreveu poesias que mais tarde foram compiladas nos livros “Poemas do Cárcere e da Liberdade” e “Dormir, talvez sonhar”.
  • Além de suas contribuições acadêmicas, Oswald exerceu cargos de direção cultural em instituições como o Departamento de Ativação Cultural da Secult-CE (1986-1988), o Theatro José de Alencar (1989-1991), o Teatro da Boca Rica (1998-2004) e o Museu da Imagem e do Som do Ceará – MIS (1998-2002).
  • Seu trabalho foi fundamental para traduzir a história e as vivências do povo cearense em diversas formas artísticas. Ele trouxe grande visibilidade para a cultura popular de seu estado, destacando-se especialmente nos reisados, nas romarias e no artesanato.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...