03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaVeja se você está lista da Receita Federal no lote residual de...

Veja se você está lista da Receita Federal no lote residual de restituição

Contribuintes podem acessar o site a partir das 10h desta quinta-feira

Os contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física podem conferir as informações do lote residual referente ao mês de novembro de 2023 a partir das 10h desta quinta-feira (23).

Conforme divulgado pela Receita Federal, o crédito bancário para um total de 358.737 contribuintes está programado para o dia 30 de novembro, com um montante global de R$ 762.906.928.

- Continua depois da publicidade -

Dentro desse valor, R$ 524.811.239 destinam-se aos prioritários, abrangendo 5.774 idosos com mais de 80 anos, 58.060 na faixa etária de 60 a 79 anos e 6.654 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, além daqueles portadores de moléstia grave.

Outros beneficiários com prioridade incluem 14.863 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, 129.019 indivíduos, que, embora não possuam prioridade legal, foram contemplados devido à utilização da declaração pré-preenchida ou à opção por receber a restituição via PIX. Por fim, 144.367 contribuintes não prioritários também foram contemplados nesse lote.

Como acessar

Para verificar a disponibilidade da restituição, é necessário que o contribuinte acesse o site da Receita Federal, clique na opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecione “Consultar a Restituição”.

Na página, são oferecidas diretrizes e diversos canais para prestação do serviço, permitindo ao usuário optar por uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Isso pode ser feito por meio do extrato de processamento, acessado no ambiente virtual e-CAC.

Caso o contribuinte identifique qualquer pendência na declaração, ele tem a possibilidade de retificar as informações eventualmente equivocadas.

LEIA TAMBÉM:
Cinco praias ‘desconhecidas’ do Nordeste para você se apaixonar
Cidade do Nordeste registra chuva de granizo; veja imagens
Google dará 10 mil bolsas de estudo a alunos do Nordeste

Além do acesso via página web, a Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, proporcionando uma maneira direta de consultar informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e verificar a situação cadastral de um CPF.

Crédito

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço ou ligando para a Central de Relacionamento do Banco do Brasil por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.

 

REDAÇÃO com AGÊNCIA BRASIL

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...