17 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaBYD quase dobra o valor de investimento na implantação de fábrica na...

BYD quase dobra o valor de investimento na implantação de fábrica na Bahia

Na manhã desta segunda-feira (18), o governador Jerônimo Rodrigues e uma equipe da Build Your Dreams (BYD) realizaram uma visita técnica ao Complexo Industrial Automobilístico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Durante a inspeção, foram observados os diversos espaços do empreendimento, destinados a três unidades fabris da montadora chinesa.

Estima-se que o investimento necessário para a adaptação da planta seja de aproximadamente R$ 5,5 bilhões, com previsão de conclusão até o final deste ano.

- Continua depois da publicidade -

“Além dos compromissos já firmados pela BYD para a instalação da indústria em Camaçari, hoje testemunhamos um aumento significativo no valor de investimento anunciado desde a última reunião. Hoje, a BYD anuncia um aporte inicial de 5,5 bilhões de reais nesta etapa da planta. Estamos passando de 3 bilhões para 5,5 bilhões, quase o dobro do valor inicialmente previsto”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.

Prevê-se a criação de mais de dez mil empregos diretos e indiretos.

“Além das oportunidades de emprego que serão geradas, ficamos orgulhosos em saber que a BYD, uma empresa chinesa, estará produzindo e montando carros aqui, em Camaçari”, acrescentou o governador.

Stella Li, CEO das Américas e vice-presidente global da BYD, prometeu que a fábrica será constantemente atualizada com a mais alta tecnologia. “A cada mês que vocês visitarem este local, verão uma fábrica diferente. Nossa intenção é torná-la uma das mais avançadas e modernas do mundo”, afirmou. Ela também mencionou a possibilidade de o presidente chinês, Xi Jinping, vir ao Brasil para a inauguração.

As unidades fabris produzirão chassis de veículos elétricos e híbridos, além de ônibus e caminhões elétricos. O local também abrigará instalações para o processamento de lítio e ferro fosfato para exportação. Está prevista a construção de um centro de pesquisa para desenvolver um carro híbrido, que utilize tanto eletricidade quanto etanol.

Byd Bahia Fotos_ Joá Souza_GOVBA
Byd Bahia Fotos_ Joá Souza_GOVBA

A instalação na Bahia está prevista para ser concluída até 2024. Na primeira fase, a fábrica será responsável por fornecer três modelos para o mercado automobilístico. A segunda etapa será dedicada à indústria química, com a exportação de toda a produção para a China. A terceira fase incluirá a fabricação de chassis para a montagem de ônibus e caminhões elétricos.

O conselheiro especial da BYD, Alexandre Baldy, ressaltou que as obras podem ser iniciadas oficialmente, graças à licença concedida pelo governo estadual. A empresa já obteve as autorizações necessárias junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e está pronta para dar início ao processo de construção. Além disso, o Governo do Estado da Bahia concedeu incentivos fiscais para apoiar a instalação da montadora, como parte dos programas Proauto e Desenvolve.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem destino no Top 10 de Hospedagem Tipo Airbnb

Quer viajar para lugares incríveis, desfrutar de paisagens deslumbrantes e encher o feed das redes sociais com fotos incríveis, sem comprometer todo o orçamento?...