05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEmpregosEnem dos Concursos terá 6.640 vagas e provas acontecem em 179 cidades

Enem dos Concursos terá 6.640 vagas e provas acontecem em 179 cidades

O Concurso Nacional Unificado, sob coordenação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciou que disponibilizará um total de 6.640 vagas. Esse número aumentou quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) decidiu aderir à iniciativa, abrindo concorrência para 50 vagas no cargo de pesquisador-tecnologista em informações e avaliações educacionais.

Com a adesão do Inep, o novo modelo contará com a participação de 21 órgãos e entidades vinculadas ao governo federal.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com o Decreto 11.722/2023, o concurso nacional será conduzido de forma conjunta para a seleção de candidatos a cargos públicos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, bem como em autarquias e fundações federais.

Esse modelo prevê a aplicação das provas simultaneamente em 179 municípios, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal. A escolha dos locais levou em conta a densidade populacional, a influência regional de cidades médias e grandes, e a acessibilidade entre elas.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destaca que o novo modelo democratiza o acesso ao serviço público. Ela afirma:

“Acreditamos que ao expandir para mais cidades, o Estado brasileiro irá incorporar uma maior diversidade, identificará indivíduos excelentes e encontrará pessoas incríveis que, infelizmente, não têm os recursos necessários para viajar, mas que são altamente qualificadas para integrar o serviço público brasileiro”.

Com esse novo modelo, inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal tem como objetivo promover igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos, padronizar os procedimentos na aplicação das provas, aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos com foco nas qualificações essenciais para o desempenho das atividades do setor público e garantir o princípio da impessoalidade em todas as fases do concurso.

LEIA TAMBEM
A saga de uma nordestina aprovada em 5 universidades dos EUA
Nordeste lidera a queda nos preços dos combustíveis no Brasil
Como o turismo sustentável pode alavancar o setor no Nordeste

O cronograma prevê a publicação do edital do Concurso Nacional Unificado no Diário Oficial da União até 20 de dezembro. Durante a inscrição, os candidatos deverão escolher um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis. Em seguida, indicarão seu cargo/carreira, por ordem de preferência, entre as vagas disponíveis no bloco escolhido.

A aplicação da prova está agendada para 25 de fevereiro de 2024. Neste dia, serão realizadas as provas objetivas com uma matriz comum a todos os candidatos, além das provas específicas e dissertativas por área de atuação governamental.

Os resultados gerais da primeira fase serão divulgados até abril do próximo ano. Posteriormente, entre junho e julho, o ministério planeja o início dos cursos de formação.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Viva Usina tem música, literatura e cultura popular neste final de semana

O Viva Usina traz, neste final de semana, um recorte diversificado de multicultural da produção artística da Paraíba. Música, literatura e cultural popular unem...