20 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste tem a única metrópole do país com boa qualidade do ar

Nordeste tem a única metrópole do país com boa qualidade do ar

A maior cidade do Nordeste se destaca como a única metrópole brasileira a satisfazer todos os critérios estabelecidos para uma boa qualidade do ar. Os dados sobre Fortaleza são de acordo com o 6º Relatório Anual Global sobre a Qualidade do Ar, conduzido pela companhia suíça, IQAir. A princípio, dentro da pesquisa, que avaliou os níveis de poluição atmosférica em várias nações, a capital cearense destacou-se entre as 38 cidades do Brasil participantes. Desse modo, alcançando todas as diretrizes estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como ocorreu o levantamento da qualidade do ar

O levantamento baseou-se nos dados de mais de 30 mil estações de monitoramento da qualidade do ar, distribuídas em 7.812 locais em 134 países.

- Continua depois da publicidade -

O estudo emprega a métrica PM2.5, abreviação para material particulado, que engloba partículas inaláveis representativas de poluentes atmosféricos. Níveis de 0 a 5 µg/m³ são considerados ótimos. Enquanto níveis entre 5.1 e 10 µg/m³ ainda são aceitáveis, embora ultrapassem o ideal, por apresentarem poucos riscos à saúde pública. A capital cearense registrou um índice de 3.4 µg/m³, enquadrando-se nas cidades com qualidade do ar ideal.

fortaleza
Fortaleza foto Divulgação

Fortaleza monitora a qualidade do ar

A instalação dos monitores de qualidade do ar teve início em 2023. Desde então, a Prefeitura de Fortaleza implementou um projeto de vigilância da qualidade do ar, conduzido pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Este projeto inclui a colocação de 30 monitores de baixo custo, desenvolvidos em colaboração com a Universidade Federal do Ceará.

LEIA TAMBÉM:
Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
Aeroporto do Nordeste é eleito o segundo melhor do mundo
Capital no Nordeste lidera valorização imobiliária entre as capitais brasileiras

Esses dispositivos monitoram a qualidade do ar em vários bairros da cidade, sendo instalados em estruturas elevadas, como postes, e equipados com sensores para coletar dados sobre tipos de poluentes e condições climáticas, como temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Os dados servirão para elaborar políticas públicas eficazes na mitigação dos danos à saúde e ao meio ambiente causados pela poluição atmosférica.

Os monitores estão estrategicamente posicionados próximos a escolas municipais e, recentemente, a Prefeitura de Fortaleza começou a implantá-los também nas proximidades do Parque do Cocó, como parte de uma iniciativa para expandir o monitoramento a áreas centrais de vegetação. Essa ampliação visa detectar precocemente focos de incêndio e acionar o Corpo de Bombeiros. Até o momento, o projeto recebeu um investimento de R$ 300 mil.

Além disso, a Seuma também opera uma Estação Móvel de Monitoramento da Qualidade do Ar, que registra ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as concentrações de diversos parâmetros de qualidade do ar e dados meteorológicos.

LEIA TAMBÉM:
Aeroporto do Nordeste é o segundo melhor do mundo
Nova Fábrica da BYD na Bahia já movimenta mercado imobiliário local
Paraíba é o 2º do estado do Brasil em solidez fiscal

Saiba Mais sobre a IQAir

  • QAir: Empresa suíça de tecnologia da qualidade do ar, atuante desde 1963.
  • Missão: Capacitar indivíduos, organizações e comunidades a respirar um ar mais limpo através de soluções de informação, colaboração e tecnologia.
  • Lançamento da Maior Plataforma de Dados de Qualidade do Ar do Mundo: Em fevereiro de 2020, em parceria com o Programa Ambiental das Nações Unidas, da ONU Habitat e do Greenpeace, a IQAir lançou a maior plataforma de dados de qualidade do ar do mundo.
  • Abrangência dos Dados: Reúne dados da poluição do ar em tempo real de mais de 4.000 colaboradores, incluindo cidadãos, comunidades, governos e setor privado.
  • Objetivo: Colaborar para que as cidades se tornem ambientes mais saudáveis e sustentáveis, através da melhoria da qualidade do ar.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Lula convoca reunião com governadores do Nordeste

Nesta quinta-feira (20), Fortaleza se torna o palco de um importante encontro político. O presidente Lula, está no Ceará para anunciar investimentos significativos nas...