21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoFortaleza recebe comitiva da Alemanha para visitar projetos de manejo de resíduos...

Fortaleza recebe comitiva da Alemanha para visitar projetos de manejo de resíduos sólidos

Encontro faz parte da Cooperação Internacional Urbana e Regional promovida pela União Europeia

Fortaleza recebe de quarta a sexta-feira (16 a 18/11) uma delegação de Essen (Alemanha), que veio conhecer as soluções inovadoras de Fortaleza para o manejo de resíduos sólidos e economia circular. A visita de estudo é fruto da parceria de Fortaleza com a União Europeia, por meio do programa de Cooperação Urbana e Regional (IURC Latin America).

- Continua depois da publicidade -

Em junho deste ano, o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, a titular da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor), Manuela Nogueira, e o secretário-executivo da Gestão Regional (Seger), Arcelino Lima, fizeram uma visita à Essen e conheceram, ao longo de três dias, as experiências da cidade alemã nessa área.

Luiz Alberto destaca a importância dessa troca com as cidades da rede de Cooperação Urbana Internacional (IUC) que são referência em diversas áreas. “Tivemos a oportunidade de conhecer as experiências na área de reciclagem, e geração de energia a partir de resíduos sólidos em Essen e agora temos uma delegação na cidade para conhecer os projetos de Fortaleza. Esse intercâmbio nos permite aprimorar cada vez mais as nossas políticas públicas a partir de casos bem sucedidos mundo afora”, ressalta.

A comitiva alemã participa de diversos encontros temáticos para conhecer as soluções inovadoras desenvolvidas por Fortaleza. A visita tem como foco os projetos dos Microparques; as ilhas ecológicas e lixeiras subterrâneas; o Re-ciclo, que usa triciclos elétricos para a coleta seletiva; o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT), que une reciclagem de resíduos eletrônicos e capacitação; além do uso de biodigestores em escolas, que produzem biogás e fertilizante natural a partir de resíduos orgânicos.

Parceria com a União Europeia

Em 2021, Fortaleza foi selecionada pela União Europeia para compartilhar experiências e desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável. A parceria é coordenada pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e a capital cearense vai trabalhar diretamente com a cidade alemã de Essen até 2023.

A IURC América Latina constitui a segunda fase do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia, e busca promover o compartilhamento de conhecimento e a cooperação entre cidades e regiões em desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional. A IURC América Latina inclui seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Ao todo, 12 cidades desses países irão cooperar com 12 cidades europeias através de emparelhamentos e clusters temáticos.

FONTE: IMPRENSA PMF

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Hoje é o Dia Mundial do Skate: nomes, pistas e destaques do Nordeste

Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, será o Dia Mundial do Skate, e o Nordeste do Brasil, uma região conhecida por suas belas...