21 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaMaceió registra maior crescimento do PIB entre as capitais do Nordeste

Maceió registra maior crescimento do PIB entre as capitais do Nordeste

A administração municipal de Maceió impulsionou a economia da cidade, resultando no maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do Nordeste em 2021, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro passado. O PIB de Maceió atingiu a marca de 27.484.016,31 bilhões.

Maceió mantém sua posição como principal contribuinte para o PIB de Alagoas, representando 36,04% do total do estado, que alcançou R$ 76,2 bilhões.

- Continua depois da publicidade -

Esse crescimento do PIB reflete indicadores econômicos positivos essenciais para o desenvolvimento urbano. Maceió ampliou sua vantagem no ranking em relação a outras capitais como Natal, João Pessoa e Aracaju.

Comparando os anos de 2021 (o início da gestão do prefeito JHC) e 2020, o PIB de Maceió cresceu 19,88%, tornando-a a capital nordestina com o maior crescimento. Com esses números, Maceió alcançou a quinta posição no ranking do PIB regional.

LEIA TAMBÉM:
Ranking mundial aponta as melhores universidade do Nordeste
Estados do Nordeste se destacam em Ranking de equilíbrio fiscal
Nordeste é a região do Brasil que mais aumentou policiais; saiba mais
Descubra o Morro do Chapéu, um paraíso no Nordeste

Indicadores favoráveis na criação de empregos desempenham um papel crucial nesse crescimento do PIB. A prefeitura de Maceió tem investido na criação de novos postos de trabalho, resultando em uma das menores taxas de desemprego no Nordeste, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral do IBGE.

No último trimestre do ano passado, Maceió reduziu sua taxa de desemprego de 9,1% para 8,4%, superando o desempenho do Nordeste, onde a taxa de desemprego atinge 10,4% da população. O setor do turismo tem sido um impulsionador significativo na criação de novos empregos, com Maceió figurando como um dos destinos mais procurados no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Caixa tem 59 imóveis no Nordeste com descontos de até 75%
Nordeste é a região do Brasil com menor incidência de dengue
Conheça cursinhos gratuitos no Nordeste para o Enem
Nordeste lidera matrículas em escola de tempo integral</a

O cálculo do PIB realizado pelo IBGE leva em consideração diversas atividades econômicas, incluindo agropecuária, indústria, serviços (como administração, defesa, educação e saúde públicas, além de seguridade social), bem como os impostos e subsídios sobre produtos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Centro Histórico de Salvador têm programação de São João

Os festejos juninos no Centro Histórico da capital baiana 2024 reúnem uma programação variada com diversas atrações na Praça da Cruz Caída e Santo...