05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste é palco de espetáculo nos céus; cientistas explicam

Nordeste é palco de espetáculo nos céus; cientistas explicam

Na noite de sexta-feira (22), um espetáculo celeste surpreendeu moradores de diversas cidades do Nordeste, deixando o céu iluminado por um clarão misterioso. O fenômeno, inicialmente confundido com uma chuva de meteoros, foi desvendado como a queda de lixo espacial de um foguete chinês.

Neste artigo, exploraremos os detalhes desse evento astronômico único.

A Cena Espetacular

O clarão no céu teve registros de moradores de várias cidades do Nordeste. A curiosidade em torno do fenômeno levou especialistas a investigarem sua origem, revelando uma explicação fascinante.

- Continua depois da publicidade -

LEIA TAMBÉM
Cidade do Nordeste entra no ranking das mais ricas do Brasil
“Ao infinito e além!” Nordeste retoma protagonismo aeroespacial
Queda de meteoro ilumina o céu de região do Nordeste

Explicação Científica

Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, deram detalhes sobre o evento. Segundo eles, não se tratava de uma chuva de meteoros. Contudo, se trata da reentrada na atmosfera terrestre de um corpo de foguete chinês lançado em 2018.

Ao mesmo tempo, o objeto, que permaneceu na órbita da Terra desde seu lançamento, finalmente decaiu devido ao arrasto atmosférico, perdendo velocidade e sendo trazido de volta pela gravidade. A coincidência de eventos astronômicos notáveis em um curto período de tempo fascina tanto os observadores quanto os especialistas.

Dessa forma, o evento não possui relação com o meteoro da semana anterior e confirmou tratar-se da queda de um corpo de foguete chinês lançado há alguns anos. O objeto, lançado em 2018 na China, e agora ilumina os céus do Nordeste.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

A astronomia, mais uma vez, nos lembra da vastidão do universo e da surpreendente trajetória de corpos celestes que, por coincidência ou não, cruzam nosso caminho. Continue observando os céus, pois quem sabe qual outro mistério cósmico nos aguarda.

Clique aqui e confira diversos relatos.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) anuncia programação

De 10 a 21 de junho o XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) vai levar mais de 50 apresentações artísticas a diversos espaços culturais e...