04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNordeste em festa: Forró ganha lei e homenagem histórica

Nordeste em festa: Forró ganha lei e homenagem histórica

O forró, gênero musical típico do Nordeste brasileiro, ganhou um reconhecimento especial do Governo Federal. Isso porque nesta quarta-feira (8), com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) que reconhece o estilo musical como manifestação da cultura nacional.

O forró é um estilo musical que surgiu no século XIX, influenciado por ritmos africanos, indígenas e europeus, como o baião, o xote e o xaxado. O nome forró vem de forrobodó, que significa festa ou baile popular. O forró é tocado com instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba, e é dançado em pares, com passos sincronizados e gingados.

- Continua depois da publicidade -

O estilo é uma expressão da identidade cultural nordestina, que valoriza as tradições, as festas juninas, o sertão, o amor e a alegria. O forró também é um símbolo de resistência e de afirmação de um povo que enfrenta as adversidades da região.

vila forro aracaju foto igor matias
vila forro aracaju foto igor matias

LEIA TAMBÉM:
Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer
Cinco coisas espetaculares que você só vai ver no Nordeste
Escola pública do Nordeste ganha prêmio de melhor do mundo

O reconhecimento do forró como manifestação da cultura nacional é uma forma de homenagear os artistas que contribuíram para a difusão e a valorização desse gênero musical, como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros. É também uma forma de incentivar a preservação e a promoção do forró, que faz parte do patrimônio cultural brasileiro.

A Lei nº 14.720 é assinada por Margareth Menezes, ministra da Cultura, Flávio Dino de Castro e Costa, ministro da Justiça, e o presidente Lula.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Pernambuco tem redução de 11,6% nos homicídios em maio. No Recife, queda foi de 34%

Em reunião do programa Juntos pela Segurança nesta segunda-feira em Recife, , a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, acompanharam os indicadores...