logo

Nova beira-mar de Fortaleza será entregue à população nesta sexta

Nova beira-mar de Fortaleza será entregue à população nesta sexta

As obras de requalificação da nova Beira-Mar serão entregues na próxima sexta-feira (20/05), e a Prefeitura de Fortaleza preparou uma programação especial marcar a data para os fortalezenses. A proposta é oferecer atrações culturais e espetáculo luminotécnico ao longo dos três quilômetros da orla, a partir das 17 horas, além de uma apresentação musical, num palco instalado ao lado da nova Feirinha.

Com a finalização do projeto o calçadão da Av. Beira-Mar se consolida como o mais completo do Brasil em infraestrutura, com barracas, equipamentos esportivos e banheiros públicos. São mais de 125 mil m² de área urbanizada, além de 3 km de via com nova pavimentação com piso intertravado, calçadas e sistema de drenagem. As intervenções contaram com investimento de R$ 120 milhões.

A engorda da faixa de areia, criada entre os espigões das avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, possibilitou a urbanização da área, resultando na ampliação do calçadão existente e na criação de novos espaços como a nova via paisagística com ciclovia, pista de cooper, além da construção de 63 pontos comerciais distribuídos em quiosques. O calçadão ganhou também nova iluminação com fiação embutida, 7 complexos de banheiros públicos com chuveirões para os banhistas e atletas, e quiosques especiais para a funcionamento da Central de Videomonitoramento da orla, Casa do Turista e sede administrativa.

Ao longo da orla, foram instalados diversos equipamentos esportivos e de lazer como anfiteatro, skatepark, quadra poliesportiva, quadras de areia, academia ao ar livre e estação do Bicicletar, possibilitando que o visitante tenha diversas opções para a prática de atividades físicas.

Foram criadas, ainda, 350 vagas de estacionamento, proporcionando mais comodidade e segurança para moradores e turistas que visitam o novo espaço. O paisagismo realizado na Beira-Mar também é um atrativo a mais para quem deseja caminhar pela orla. O projeto realizou o plantio de mais de 600 espécies entre árvores, palmeiras, coqueiros e carnaúbas, com mudas e também árvores de grande porte, plantadas para oferecer mais conforto térmico e estimular também a caminhabilidade.

Novo Skatepark

Com mais de 2 mil metros quadrados de área destinada à prática de skate, o novo Skatepark da Beira-Mar atende a todas as modalidades do esporte e níveis de seus praticantes.

O equipamento conta com pista no formato bowl e um mini bowl para os skatistas mais experientes e também com um complexo de pistas para o “street skate” (pista de rua), modalidade em que vários obstáculos simulam elementos arquitetônicos urbanos para que o praticante realize manobras.

Feirinha da Beira-Mar

A partir desta sexta-feira (20/05), a Feirinha da Beira-Mar passa a funcionar em sua nova estrutura, totalmente planejada para oferecer mais conforto e comodidade aos visitantes, bem como aos permissionários que comercializam no espaço.

São 707 boxes distribuídos em mais de 8 mil m² de área urbanizada e acessível com piso em concreto, estrutura metálica com acabamentos em ACM perfurados, porta de rolar e sombreamento feito por meio de lonas tensionadas, que permitem o funcionamento da feirinha também durante o período da tarde, além de uma central para quadros de energia e caixas eletrônicos.

Com a requalificação, a Feirinha passa a funcionar em novo horário: das 16 às 22 horas, de domingo a domingo, com o comércio de artesanatos, roupas, acessórios, pinturas, produtos em crochê e renda e itens locais.

Compartilhar:




Comentários:

Colunistas