19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEsportesBahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste

Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste

Os debates e discussões sobre qual a maior torcida do Nordeste são constantes. À medida que novas pesquisas saem, inflamam ainda20 mais a paixão dos torcedores em defenderam seus times. Por conta disso, esses levantamentos ocorrem frequentemente e só coloca ainda mais fogo nesse assunto. Essa semana, uma nova pesquisa saiu. Dessa vez, ocorreu através da Quaest, em parceria com a CNN e a Itatiaia.

A pesquisa, intitulada “O Maior Raio-X do Torcedor”, destacou que Bahia e Sport possuem as maiores torcidas da região, cada um com 2% da preferência nacional entre os 89% da população que se consideram torcedores. Esses números reafirmam os resultados da primeira edição da pesquisa realizada em 2023.

- Continua depois da publicidade -

Bahia e Sport na Liderança

Bahia e Sport se destacam como os clubes com as torcidas mais expressivas no Nordeste. Ambos aparecem com 2% da preferência dos torcedores em todo o Brasil, mantendo a liderança regional. Esse resultado mostra a força e a tradição dessas equipes, que possuem uma base de fãs dedicada e apaixonada.

Ranking das maiores torcidas do Brasil

ClubePercentual de Torcedores
Flamengo25%
Corinthians17%
Palmeiras10%
São Paulo9%
Vasco4%
Atlético-MG4%
Cruzeiro4%
Grêmio4%
Inter3%
Santos3%
Bahia2%
Sport2%
Botafogo2%

Ceará e Fortaleza em Segunda Posição

Logo atrás de Bahia e Sport, os clubes cearenses Ceará e Fortaleza aparecem empatados na segunda posição, com 1% da preferência nacional. Assim como na edição anterior da pesquisa, ambos mantêm suas posições, evidenciando a crescente popularidade e o fervor das suas torcidas.

Tendências entre os Jovens

Um dado interessante da pesquisa mostra que, entre os jovens de 7 a 15 anos, as torcidas de Bahia e Sport ainda são as maiores do Nordeste, mas sua preferência cai para 1% nacionalmente. Nesse recorte etário, Ceará e Fortaleza não aparecem, indicando possíveis mudanças nas preferências das novas gerações.

Fidelidade dos Torcedores

A torcida do Bahia se destacou pela sua fidelidade. O levantamento revelou que 80% dos torcedores do Esquadrão não torcem para outro clube, uma taxa de fidelidade comparável à dos tricolores do Grêmio, que lideram o ranking nacional de lealdade com 80%. Apenas 18% dos torcedores do Bahia afirmaram ter um segundo time.

Maiores Rivais

A pesquisa também perguntou sobre as maiores rivalidades do futebol brasileiro. Cinco equipes do Nordeste figuraram entre os 17 clubes mais citados como rivais: Vitória, Fortaleza, Bahia, Santa Cruz e Ceará, cada um com 1% das menções. Isso demonstra a intensidade das rivalidades regionais e a importância desses confrontos no cenário esportivo local.

Metodologia da Pesquisa

“O Maior Raio-X do Torcedor” entrevistou um total de 6.373 pessoas, incluindo 5.023 torcedores de 278 cidades e 714 jovens de 7 a 15 anos. As entrevistas foram realizadas entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, utilizando questionários estruturados em entrevistas face a face. Além disso, a margem de erro da pesquisa é de 1,4 ponto percentual, com um nível de confiabilidade de 95%.

Em suma, essa pesquisa fornece um panorama detalhado das preferências e comportamentos dos torcedores de futebol no Nordeste. Desse modo, destacando a força e a paixão que os clubes regionais despertam em seus fãs.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...