04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaConsumo em supermercados no Nordeste cresce 18% em 2024

Consumo em supermercados no Nordeste cresce 18% em 2024

O consumo em supermercados no Nordeste do Brasil apresentou um aumento expressivo de 18% nos primeiros meses de 2024. As informações são de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo. A princípio, o levantamento abrange os meses de janeiro a março. Dessa forma, reflete uma significativa mudança nos hábitos de consumo da população nordestina, que tem priorizado as compras de supermercado em detrimento das refeições fora de casa.

Mudança nos Hábitos de Consumo

Esse crescimento no consumo de supermercados encerrou 2023 com um aumento de 18,9%. Desse modo, evidencia uma estratégia clara dos consumidores para otimizar o orçamento doméstico. Muitos têm utilizado os vales-benefícios de alimentação e refeição de forma mais eficiente, optando por cozinhar em casa como uma maneira eficaz de economizar dinheiro.

- Continua depois da publicidade -

O que é o Índice de Consumo em Supermercados?

Os dados são a partir da análise das transações com os cartões Alelo Refeição e Alelo Alimentação, focando no volume, valor e frequência de uso dos benefícios em estabelecimentos comerciais credenciados.

LEIA TAMBEM:
Time do Nordeste tem a torcida mais fiel do país, diz pesquisa
Nordeste entra na briga por sedes na Copa do Mundo Feminina
Museus no Nordeste guardam a cultura e história regional
Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo

ICS – Índice de Consumo em Supermercados: Este índice acompanha o volume e o valor das transações realizadas com o benefício de alimentação, além de contabilizar a quantidade de estabelecimentos comerciais que receberam esses pagamentos. Entre os tipos de estabelecimentos incluídos estão mercearias e supermercados, lojas de comidas congeladas, padarias, atacadistas, e lojas de conveniência e delicatessens.

Análise Regional e Setorial

A pesquisa da Fipe e Alelo não apenas apresenta dados sobre o consumo em supermercados, mas também oferece uma análise detalhada dos hábitos de consumo em diferentes segmentos e regiões. Esta edição do informe considera o comportamento de consumo em várias aberturas, regiões e unidades federativas, proporcionando uma visão abrangente das tendências atuais.

LEIA TAMBÉM:
Como o Nordeste se uniu para ajudar o Rio Grande do Sul
Nordeste recebe carrada da gigante chinesa BYD
Aeroporto do Nordeste terá corridas de rua em suas pistas

Ao optar por cozinhar em casa, os consumidores estão encontrando maneiras práticas de reduzir os gastos. Ao mesmo tempo buscando administrar melhor o orçamento familiar. Em suma, essa tendência pode ter um impacto duradouro na economia local e nos padrões de consumo futuros.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...