05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoNovembro tem três feriados em três capitais do Nordeste

Novembro tem três feriados em três capitais do Nordeste

Novembro é um mês cheio de datas comemorativas, feriados e eventos importantes no Brasil. Neste post, vamos conhecer um pouco mais sobre os feriados do mês de novembro nos estados do Nordeste, uma região rica em cultura, história e diversidade.

Feriados nacionais

Em primeiro lugar, no mês de novembro, há dois feriados nacionais que são celebrados em todo o país: o Dia de Finados e o Dia da Proclamação da República.

- Continua depois da publicidade -

Dia de Finados: 2 de novembro

O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é uma data dedicada à memória e à homenagem aos entes queridos que já faleceram. A origem dessa celebração remonta ao século XII, quando a Igreja Católica instituiu o dia 2 de novembro como o dia de rezar pelas almas dos fiéis defuntos.

O Dia de Finados é marcado pela lembrança daqueles que já se foram.

Nesse dia, muitas pessoas visitam os cemitérios, levam flores, velas e fazem orações pelos seus mortos. Mas, mesmo que não seja possível ir ao local onde estão os restos mortais de alguém, o importante é refletir sobre a vida e o legado dessa pessoa, buscando conforto e esperança.

Dia da Proclamação da República: 15 de novembro

O Dia da Proclamação da República é uma data histórica que marca o fim do regime monárquico no Brasil e o início da era republicana. O evento ocorreu em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando as tropas militares lideradas pelo Marechal Deodoro da Fonseca depuseram o imperador Dom Pedro II e proclamaram a República.

A Proclamação da República é o marco do Brasil que deixou de ser monarquia.

Primordialmente, Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil, seguido por Floriano Peixoto. A Proclamação da República representou uma mudança política e social no país, que passou a ter um sistema de governo baseado na soberania popular e na divisão dos poderes.

Nesse dia, algumas escolas realizam atividades sobre o tema, promovendo o debate sobre os modelos de governo, a democracia e a participação cidadã.

Feriado estadual

Além dos feriados nacionais, há também um feriado estadual que é seguido em apenas alguns estados do Brasil: o Dia da Consciência Negra.

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

Dia da Consciência Negra: 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é uma data que celebra a cultura e a resistência do povo negro no Brasil. A escolha do dia 20 de novembro se deve à morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes negros na luta contra a escravidão.

O Dia da Consciência Negra é uma homenagem à Zumbi dos Palmares.

A pirincípio, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares, uma comunidade formada por escravos fugitivos que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695, após traição de um dos companheiros e captura pelos soldados portugueses.

Ao mesmo tempo, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado em alguns estados e cidades brasileiras. No Nordeste, apenas o estado de Alagoas adota essa data como feriado estadual. Nos demais estados da região, o dia é uma data comemorativa ou facultativa.

Nesse dia, ocorrem diversas manifestações dos movimentos negros, palestras e atividades que valorizam a população afrodescendente e trazem reflexões sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil.

Além de Alagoas, outras cidades do Nordeste também têm feriados dia 20 de novembro. Na Bahia, as cidades de Alagoinhas, Lauro de Freitas, Cruz Das Almas, Camaçari e Serrinha. No Maranhão, somente a cidade de Pedreiras. E na Paraíba, a capital João Pessoa.

Feriado municipal

Outra capital do Nordeste que tem mais um feriado é Natal. No dia 21 de novembro é o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade.

LEIA TAMBÉM:
Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Fruta do Nordeste vira polêmica na TV e viraliza

Outras datas comemorativas

Além dos feriados, novembro também tem outras datas comemorativas importantes para a sociedade brasileira. Algumas delas são:

  • 1º de novembro: Dia Mundial do Veganismo
  • 5 de novembro: Dia Nacional da Língua Portuguesa
  • 10 de novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento
  • 14 de novembro: Dia Nacional da Alfabetização
  • 19 de novembro: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
  • 24 de novembro: Black Friday
  • 25 de novembro: Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher
  • 27 de novembro: Dia Nacional do Combate ao Câncer

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) anuncia programação

De 10 a 21 de junho o XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) vai levar mais de 50 apresentações artísticas a diversos espaços culturais e...