07 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioAcontece no Nordeste Orquestra de Câmara de Pernambuco se apresenta na Caixa Cultural Recife

 Orquestra de Câmara de Pernambuco se apresenta na Caixa Cultural Recife

Entre os dias 7 e 9 de junho, a CAIXA Cultural Recife apresentará o Circuito de Música de Câmara, uma homenagem da Orquestra de Câmara de Pernambuco ao escritor paraibano Ariano Suassuna, criador da representação artística sonora do Movimento Armorial, e ao maestro Clóvis Pereira, falecido recentemente, no dia 4.

Os concertos serão gratuitos e abertos ao público, com ingressos disponíveis uma hora antes de cada apresentação

Inicialmente concebido para celebrar os 50 anos do Movimento Armorial, o circuito teve sua primeira fase realizada no ano passado, passando por cidades como Sertânia, Camaragibe e Recife, em Pernambuco, além de Santa Rita e Itapecuru Mirim, no Maranhão. Nesta nova etapa, apesar de algumas mudanças no repertório, o objetivo permanece o mesmo: apresentar este estilo musical às novas gerações, enraizado na tradição popular com influências do maracatu, caboclinho, aboios e terno de pífanos.

- Continua depois da publicidade -

A riqueza e as características distintivas do gênero continuam a inspirar os idealizadores do projeto, o maestro José Renato Accioly e a produtora cultural Carla Navarro. “Estamos muito contentes em retomar o projeto, agora com o apoio da CAIXA. Oferecer às novas gerações a oportunidade de conhecer essa música tão nossa, tão brasileira, nos enche de alegria. Meus filhos, de 26 e 28 anos, não tiveram contato com o Armorial e não compreendem totalmente seu impacto na cultura brasileira”, comenta o maestro.

Foto Maestro josé Renato accioly
Foto Maestro josé Renato accioly

Accioly, que também é maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Recife e professor no Conservatório Pernambucano de Música, explica o que torna a produção armorial tão especial: “O movimento utiliza ritmos e melodias modais nordestinas, dando-lhes uma interpretação orquestral com violinos, violoncelos, contrabaixos e violas, além de flautas e percussão erudita. Comparando, podemos associar as flautas aos pífanos, ainda comuns nas formações regionais, e a rabeca é representada pelas cordas na música armorial”, detalha Accioly.

Uma novidade no repertório, que inclui obras de Cussy de Almeida, Clóvis Pereira e Jarbas Maciel, é “Brasiliana”, composta por Edino Krieger, e que será apresentada com solo da violista Laila Campelo. “Edino Krieger, catarinense, compôs ‘Brasiliana’ em 1960, antes mesmo do Armorial ser oficialmente inaugurado como um movimento, mas já incorporava muitos elementos propostos pela escola. Sua inclusão no repertório mostra que, em um sentido mais amplo, a semente do Armorial já estava plantada há algum tempo”, destaca o maestro José Renato Accioly.

Ele destaca, ainda, uma nova versão de “Toada e Desafio”, assinada por Capiba e Dierson Torres, com arranjos para percussão e flautas.

LEIA TAMBÉM:
O Plano Municipal de Caminhabilidade também é outra iniciativa de destaque Foto Marcos Moura
Pernambuco recebe R$ 235 milhões em investimentos que vão gerar 2,8 mil empregos
Cinco coisas que tornam o Nordeste o ‘top’ do meio ambiente
Cidade do Nordeste surpreende em ranking de menor desperdício de água

Concerto-aula:

Mantendo a tradição de investir na formação de plateias e de novos instrumentistas, a Orquestra de Câmara de Pernambuco realizará também um concerto-aula, na sexta-feira, 7, às 15h. “Assim como temos um compromisso com a excelência, temos com a formação de plateias. Realizamos este momento de troca, que é sempre muito rico. É uma responsabilidade que abraçamos com muita alegria e já virou uma marca nossa”, finaliza a produtora Carla Navarro.

SERVIÇO:

Circuito de Música de Câmara – Edição Armorial – com Orquestra de Câmara de Pernambuco.

Local: CAIXA Cultural Recife

Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife

Datas: 7, 8 e 9 de junho de 2024

Horários: sexta e sábado, às 19h, e domingo, às 15h

Concerto-aula: 7 de junho (sexta), às 15h

Informações: Site CAIXA Cultural

Bilheteria: (81) 3425-1915

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita (retirada dos ingressos uma hora antes de cada apresentação)

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Aeroporto Internacional de Maceió Lidera Ranking de Aeroportos Sustentáveis

O Aeroporto Internacional de Maceió conquistou o primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis, divulgado anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na...