04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoPrefeitura no Nordeste tem Iniciativa pioneira: transformar vidro em areia

Prefeitura no Nordeste tem Iniciativa pioneira: transformar vidro em areia

Por meio de uma abordagem pioneira e inovadora, a Prefeitura de Maceió se destacou entre as capitais ao introduzir uma tecnologia revolucionária durante o Festival Verão Massayó. Essa tecnologia tem a capacidade de converter uma garrafa de vidro em areia em um curto período de 3 segundos. A meta é reduzir a quantidade significativa desse material enviada para aterros, promovendo assim a sustentabilidade ao aumentar a vida útil desses locais e preservar o meio ambiente.

A máquina, que possui uma tela eletrônica com as instruções para uso do equipamento, deverá ser implantada em pontos da orla, reduzindo os custos e seguindo o caminho do desenvolvimento sustentável, econômico e a logística reversa.

- Continua depois da publicidade -

Uma vez processado, os resíduos serão coletados e armazenados para, em etapa posterior, serem empregados em projetos estruturais na cidade, tais como construções, pavimentações e outras intervenções que demandem esse tipo de material. Esse processo não apenas assegura eficiência econômica, mas também reitera o compromisso com a preservação ambiental.

Prefeitura transforma garrafa em vidro foto jonathan lins secom maceió

Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil. São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões. Deste total, somente 300 mil toneladas, o que representa quase 25%, acabam destinadas à reciclagem.

“Entendemos que precisamos fazer parte do todo, preservar e cuidar. As garrafas, que com o descarte irregular, poderiam degradar o meio ambiente, agora terão um destino correto e que vai contribuir de forma direta com a economia e desenvolvimento do município”, disse Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb.

LEIA TAMBÉM:
Chuvas podem ultrapassar a média histórica no Nordeste
Nordeste se prepara para iniciar vacinação contra a dengue
Quais os cinco maiores influenciadores digitais do Nordeste?
Nordeste é o destino mais desejado pelos brasileiros em 2024

Kedyna reforçou ainda que a gestão do prefeito JHC tem tido uma atenção permanente com o cuidado com o meio ambiente. “Ao longo da gestão, o prefeito JHC tem tido uma atenção especial com o nosso meio ambiente, e junto com nossa equipe, tem implantando soluções inovadoras que prometem proporcionar melhor qualidade de vida para nossa população. Em paralelo a isso, vamos continuar intensificando ainda mais as ações de educação ambiental para que a mudança seja completa e em breve possamos sentir os primeiros efeitos de todos esses importantes investimentos”, finalizou.

Para o secretário de infraestrutura da capital, Lívio Lima, a iniciativa é um marco para a cidade. “Certamente é uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil e, também, para o desenvolvimento da nossa cidade. Junto a ALURB, estamos estudando a possibilidade de utilização desse material, detectando o melhor percentual de areia proveniente do vidro para incorporá-la em peças de intertravado, como uma forma de reduzir o impacto ambiental do descarte dessas garrafas de vidro”.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

A economia brasileira registrou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao...