05 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaProjeto Sergipe Águas Profundas é discuto durante a Offshore Technology Conference Brasil

Projeto Sergipe Águas Profundas é discuto durante a Offshore Technology Conference Brasil

Durante sua participação na Offshore Technology Conference (OTC), no Rio de Janeiro, o governador Fábio Mitidieri concentrou seus esforços no avanço do Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Ao longo do dia, Mitidieri e a delegação sergipana, composta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, o secretário-executivo Marcelo Menezes e o senador Laércio Oliveira, engajaram-se em uma série de reuniões com empresas envolvidas no projeto.

O primeiro encontro teve como foco as companhias indianas que possuem participação, em conjunto com a Petrobras, na exploração em águas profundas de Sergipe. O SEAP I conta com a presença da IBV Brasil Petróleo Limitada, uma joint venture brasileira formada pela Bharat PetroResources Limited (BPRL), uma subsidiária da indiana Bharat Petroleum, e a Videocon Energy Brazil Ltd., subsidiária da Videocon Industries Limited. Já o SEAP II tem a participação da ONGC Videsh, o braço de investimento no exterior da maior exploradora de petróleo da Índia, a Oil and Natural Gas Corporation Limited (ONGC). O propósito desses encontros foi fortalecer os laços com as empresas e atrair novos investimentos para o estado.

- Continua depois da publicidade -

SivaKumar G S, diretor geral da IBV Petróleo Brasil, ressaltou a relevância da reunião para discutir com os representantes do Governo de Sergipe alternativas para o consumo do volume considerável de gás que será produzido pelas empresas indianas. “Estamos prevendo a produção de aproximadamente cinco milhões de metros cúbicos de gás. Por isso, debatemos com o governador como esse gás pode ser aproveitado, seja na indústria de fertilizantes, na indústria de vidro, na indústria de cerâmica e também por outras indústrias que venham a se inserir, inclusive em uma nova unidade de produção de fertilizantes”, explicou.

LEIA TAMBEM:
Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador

Em seguida, os gestores se reuniram com diretores da Petrobras para discutir a viabilidade econômica do SEAP I e II.

“Estamos em uma das mais conceituadas feiras de Petróleo e Gás do mundo e nos reunimos com a Petrobras para tratar do projeto Águas Profundas e com um grupo de indianos, com o objetivo de estabelecer uma parceria para a construção de uma fábrica de fertilizantes. Foi um dia intenso de trabalho em busca de investidores, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social”

, afirmou o governador.

Todas as agendas foram facilitadas pela equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência da Tecnologia (Sedetec). “Fizemos questão de promover esse diálogo entre as empresas e o governador Fábio Mitidieri, devido à magnitude que o Projeto Sergipe Águas Profundas representa para nosso estado. Sergipe está prestes a viver uma nova fase nos próximos anos, e estamos dedicados a atrair todos os investimentos possíveis para impulsionar o desenvolvimento, a criação de empregos e a geração de renda para a população”, destacou o secretário Valmor Barbosa.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste produz um terço da energia eólica do país
A saga de uma nordestina aprovada em 5 universidades dos EUA
Nordestino se emociona ao ver sua arte no maior museu do mundo

ANP

Ainda durante a OTC, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com diretores e equipe técnica da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Na pauta, além da evolução do projeto SEAP, estavam presentes outras campanhas exploratórias em Sergipe, bem como questões regulatórias, como a proposta do Estado para criação da tarifa de transporte de curta distância.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Conheça a startup nordestina que ajuda a realizar cirurgias

A startup maranhense Syn Saúde está revolucionando o acesso a cirurgias eletivas no Brasil. Fundada em 2021 por Ana Lemos e Dener Zandonadi, a empresa atua como uma facilitadora, conectando hospitais,...