O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaSaneamento Básico em Sergipe vai passar por nova fase

Saneamento Básico em Sergipe vai passar por nova fase

A partir de agora, o estado de Sergipe continua tendo acesso aos recursos federais e se enquadra no Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização de água e esgoto até 2033

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, na última sessão encerrada na madrugada de sábado, 23, o Projeto de Lei Complementar 31/2023, de iniciativa do Poder Executivo, que versa sobre a reestruturação das microrregiões do estado. O objetivo do projeto é promover a atualização da Lei 176/2009, assegurando que Sergipe mantenha o acesso aos recursos federais e esteja em conformidade com o Novo Marco Legal do Saneamento. Este último estabelece a meta de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento até o ano de 2033.

- Continua depois da publicidade -

Anteriormente, a legislação de 2009 contemplava 13 microrregiões de saneamento relacionadas ao abastecimento de água e esgoto em Sergipe. Na prática, no entanto, os municípios firmavam contratos diretamente com a Deso, de maneira individualizada, apesar da teórica existência das microrregiões para facilitar a prestação de serviços.

Com a aprovação do PLC 31/2023, a lei foi atualizada, estabelecendo a existência de uma única microrregião no estado, com uma gestão compartilhada entre o Estado e os municípios. Esse modelo visa garantir o alcance da universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

O Colegiado da Microrregião será composto pelo governador e prefeitos, ou representante indicado pelos gestores municipais. É importante notar que o comando do colegiado será atribuído ao Estado, detentor de 40% dos votos nas decisões, e aos municípios, proporcionalmente à sua população.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Cristiano Cavalcante, destacou a participação dos municípios nas decisões sobre investimentos para o saneamento e assegurou que a nova legislação abrirá caminho para melhorias no abastecimento de água em todo o estado. Ele enfatizou a necessidade do projeto para aprimorar os serviços de abastecimento e saneamento, visando mitigar, por exemplo, a escassez de água em municípios do interior.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Bahia publica estudo sobre Febre Oropouche em revista científica dos EUA

Técnicos da vigilância da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicaram um estudo no prestigiado periódico Emerging Infectious Diseases do Centro de...