22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaÚltima etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados...

Última etapa do Eixo Norte da Transposição avança para beneficiar três estados do Nordeste

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem avançado de forma significativamente e já mira beneficiamento de 12 milhões de nordestinos em 390 cidades de quatro estados da região.

Na última sexta-feira (1º), o presidente Lula esteve no Rio Grande do Norte, para acompanhar o andamento das obras do Ramal do Apodi, uma das etapas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Em seu discurso, Lula anunciou que o ramal será concluído em 2025 e que levará água a mais municípios do Nordeste.

- Continua depois da publicidade -
O Ramal de Apodi é a última etapa do Eixo Norte da Transposição

O Ramal do Apodi é uma estrutura que vai captar água do Eixo Norte do Pisf e distribuir para as bacias dos rios Apodi e Mossoró, beneficiando cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios potiguares. A obra tem 115,3 quilômetros de extensão e conta com quatro estações de bombeamento, 27 reservatórios, oito aquedutos e uma adutora.

A tabela abaixo mostra um resumo da obra do Ramal de Apodi.

Nome do projetoRamal do Apodi
DescriçãoUma estrutura que vai captar água do Eixo Norte do Pisf e distribuir para as bacias dos rios Apodi e Mossoró
BeneficiáriosCerca de 750 mil pessoas em 54 municípios potiguares
Extensão115,3 quilômetros
ComponentesQuatro estações de bombeamento, 27 reservatórios, oito aquedutos e uma adutora

 

LEIA MAIS:

Sonho antigo dos nordestinos

Lula lembrou que a transposição do São Francisco é um sonho antigo dos nordestinos e que foi iniciado em seu segundo mandato, em 2007. Ele disse que voltar ao canteiro de obras, anos depois, é motivo de muita felicidade e orgulho.

“Desde a época do Império que se pensa nas riquezas do rio São Francisco. Mas foi só em 2007, no meu segundo governo, que começamos esta obra. Voltar aqui, anos depois, é muita felicidade. Vamos levar água a mais municípios do Nordeste”, comemorou o presidente.

Recursos necessários

O presidente e sua comitiva durante visita às obras do Ramal de Apodi.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanhou o presidente na visita e destacou que o Projeto São Francisco voltou a ter, neste ano, os recursos necessários do Orçamento da União para garantir a conclusão de suas obras. Segundo ele, o compromisso do Governo Federal é levar água aonde for possível e para quem mais precisa.

“Os dois governos Lula [de 2003 a 2010) e o de Dilma [Rousseff] foram responsáveis por investir em torno de 90% das obras (88% do total). A transposição de São Francisco é um legado do presidente”, afirmou o ministro.

Quando finalizado, o Pisf vai garantir água a famílias, produção agropecuária e negócios em 390 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ao todo, 12 milhões de brasileiros serão beneficiados.

São 54 cidades beneficiadas com esta etapa da Integração da Transposição.

Durante o evento, o presidente e o ministro Waldez Góes recriaram o Comitê Gestor do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O órgão será responsável pela gestão da transposição e fará o acompanhamento dos contratos de prestação de serviços que serão assinados pelos estados beneficiados.

A visita desta sexta-feira marca a metade do tempo estimado para a conclusão do Ramal do Apodi. A obra foi iniciada há dois anos e já tem 27% de sua execução concluída. A previsão é que a obra se estenda por mais 26 meses até ser finalizada.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...