19 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEmpresas excluídas do Simples Nacional têm até dia 31 para retornar ao...

Empresas excluídas do Simples Nacional têm até dia 31 para retornar ao regime tributário

As micro e pequenas empresas de João Pessoa optantes do Simples Nacional e que foram excluídas do sistema tributário diferenciado e simplificado têm apenas 13 dias para regularizarem suas pendências e poderem formalizar o retorno ao regime que descomplica a vida de donos dos pequenos negócios. O último dia útil de janeiro, o próximo dia 31, é o prazo final dado pela Lei Complementar 123/2006 para que empresários façam sua opção pelo modelo tributário que permite o recolhimento de vários tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia.

“Quem quer ingressar no Simples Nacional ou pretende retornar após ter sido excluído no ano passado por pendência fiscal (débito) ou cadastral, precisa se antecipar e não deixar para o último dia, pois precisa ter tempo necessário para solucionar suas pendências. O dia 31 é o prazo final para solicitar sua opção, mas a empresa somente poderá ingressar no Simples Nacional se não apresentar pendências impeditivas com os Entes Federados. Caso apresente qualquer pendência, deverá regularizá-la antes desse prazo”, explicou o secretário Executivo da Receita, Sebastião Feitosa.

- Continua depois da publicidade -

Para consultar se a empresa está no regime tributário simplificado ou se foi excluída por algum Ente Federado, poderá fazer a consulta acessando o Portal do Simples Nacional, clicar na aba “Consulta Optantes” no endereço eletrônico (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/). Além de regularizar suas pendências junto à Prefeitura de João Pessoa, o empresário deve estar regular também com o Estado e com a Receita Federal.

Quando apresentar pendência cadastral, significa que a empresa apresenta alguma irregularidade no cadastro mercantil do município e sua inscrição municipal se encontra suspensa. Tal situação ocorre quando a empresa muda de endereço dentro do município e não solicita a alteração cadastral, também quando muda de endereço para outro município ou encerra suas atividades e não solicita a baixa da inscrição municipal.

Caso haja alguma pendência fiscal com o município, o empresário pode realizar o pagamento à vista com 100% de desconto dos juros ou parcelar em até 180 meses, dependendo do valor. Quando o débito for parcelado, a pendência somente será regularizada se a primeira parcela estiver paga até o dia 31/01/2022.

Para consultar e já regularizar suas pendências o contribuinte poderá agendar um atendimento presencial no Portal do Contribuinte (https://www.joaopessoa.pb.gov.br/pc/agendarAtendimento.xhtml). Caso deseje apenas consultá-la, poderá encaminhar email para [email protected] ou [email protected].

Texto: Flávio Asevêdo

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Projeto vai preservar manuscritos de José Américo de Almeida

Documentos manuscritos do renomado escritor e ex-ministro José Américo de Almeida estão sendo digitalizados por uma equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José...