22 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaEstado do Nordeste é o 2º que mais cresce setor de serviços

Estado do Nordeste é o 2º que mais cresce setor de serviços

Setor de serviços na Paraíba registrou alta de 5,1%

Contrariando a tendência nacional, o setor de serviços na Paraíba registrou a segunda maior alta do país em outubro, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado apresentou um crescimento de 5,1% em comparação com o mês anterior, ficando atrás apenas do Acre, que liderou com uma alta de 6,6%. Este desempenho estadual contrasta com a média nacional, que teve uma queda de 0,6% em outubro, e 12 outros estados registraram retração.

No comparativo com outubro do ano anterior, o setor de serviços da Paraíba também expandiu, marcando um aumento de 7,1%, sendo a segunda maior expansão na região Nordeste, enquanto a média nacional registrou uma nova queda de 0,4%.

- Continua depois da publicidade -
Paraíba em destaque no setor de serviço segundo dados do IBGE de outubro

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a taxa de crescimento do setor de serviços na Paraíba permanece acima de dois dígitos, atingindo 10,6%. Esse desempenho coloca o estado como o líder de crescimento entre os nove estados do Nordeste e o quarto maior crescimento em nível nacional no ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso (16,9%), Paraná (11,7%) e Tocantins (11,4%), enquanto o país teve um crescimento de 3,1% no mesmo período.

No que diz respeito a outubro de 2022, os serviços profissionais, administrativos e complementares, bem como os prestados às famílias, tiveram contribuições positivas sobre o volume total de serviços. Destacam-se setores como locação de automóveis, serviços de engenharia, agências de viagens, serviços de bufê e hotéis.

LEIA TAMBÉM:
Tesouro turístico do Nordeste ganha novas dimensões; conheça
Estados do Nordeste estão no pódio da gestão fiscal no país
Nordeste desbanca o Sul como região que mais gera emprego
Cinco personalidades do Nordeste para inspirar você em 2024

No acumulado do ano no setor de serviços, em comparação com o mesmo período de 2022, quatro das cinco atividades de divulgação registraram taxas positivas, com crescimento de 57,8% dos 166 tipos de serviços investigados. O ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio foi o que mais contribuiu positivamente, impulsionado pelo aumento das receitas de empresas de transporte rodoviário de cargas, aéreo de passageiros, navegação de apoio marítimo e portuário, transporte por navegação interior de carga, rodoviário coletivo de passageiros e armazenamento.

LEIA TAMBÉM:
Qual o melhor time do Nordeste na era dos pontos corridos?
Halo Solar: três cidades do Nordeste registram raro fenômeno
Nordestina está entre as 25 mulheres mais poderosas do mundo

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, em 2023, passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas para refletir as mudanças econômicas na sociedade. A PMS fornece indicadores que acompanham o comportamento do setor de serviços no país e nos estados, investigando a receita bruta de serviços em empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que se dedicam principalmente a serviços não financeiros, excluindo as áreas de saúde e educação. Junto com a administração pública, os setores de serviços e comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do país e dos estados.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

CCJ do Senado aprova projeto de lei que libera cassino e bingo no país

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19), por 14 votos a 12, o relatório sobre um projeto de...