19 / 04 / 2024

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Fazer marketing é o calo do seu negócio?

Outro dia, estudando, compartilhei um formulário em um grupo de WhatsApp com microempreendedores para entender quais eram os principais gargalos no marketing de seus negócios. “Onde o calo dói mais na hora de divulgar produtos ou serviços?”, eu queria saber.

Não foi surpresa analisar, com base nas respostas, que o marketing não tem apenas um calo, mas um pé inteiro machucado por falta de tempo, planejamento, organização, ansiedade e cansaço [mental e físico]. Tem ainda a pressão para estar diariamente nas redes sociais e atento aos novos recursos que são atualizados constantemente. Isso sem falar no tal do algoritmo. Ufa!

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Bem, Maria Livia e eu já sofremos com essa exaustão em relação ao marketing da Soé. Melhor dizendo: em relação ao Instagram da Soé. Sim, porque quando se é micro e o assunto é marketing, a principal atenção é com a vitrine virtual mais acessível da internet: o Instagram.

No Brasil, segundo dados do Painel de Consumidores do Opinion Box, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. E, em 2022, oito em cada dez pessoas seguiam alguma marca ou empresa pela plataforma.

Então, para uma marca existir virtualmente, ela tem que estar presente no Instagram. Isso é fato! A questão é: como divulgar meu negócio de forma saudável sem ficar refém do aplicativo? Para essa pergunta, uma resposta simples: fazendo escolhas coerentes com a capacidade e disponibilidade do empreendedor.

Elimine o “TEM QUE”

O primeiro conceito para eliminar é o “tem que”. “Tem que postar todos os dias”. “Tem que fazer live”. “Tem que aparecer… Se você não colocar seu rosto, quem vai defender seu negócio?”.

Sim, não há dúvidas de que o engajamento da sua conta cresce quando se é ativo e se publica de forma orgânica no Instagram. Mas estar presente de forma consistente é muito mais importante do que criar uma rotina de publicações que você não vai dar conta de cumprir. Então, você não “tem que” nada.

Planeje e execute

Comece com um planejamento. O mínimo que seja. Quais as formas de divulgação que quero para meus produtos ou serviços? Foto? Vídeo? Template (aqueles cards com texto)? Tenho tempo para produzir reels? Quais são as mídias que já tenho disponível? O que eu vou precisar fazer de novo? Quais legendas vou precisar escrever?

Junte todo o material e o organize em uma pasta no Drive (do Gmail) ou OneDrive (Outlook – antigo Hotmail). Os aplicativos são gratuitos e podem ser acessados pelo celular. Isso facilita muito o dia a dia do empreendedor.

Então defina um calendário de publicações. Mas uma vez: você não tem que publicar todos os dias. Você precisa encontrar uma periodicidade saudável para estar presente virtualmente. Lembre-se que a consistência é mais importante para fazer com que sua marca seja lembrada pelo consumidor.

Como tudo que é novo, o início dessa rotina dá trabalho. Mas eu garanto: uma vez com tudo organizado, fica muito mais fácil replicar a tarefa. Nesse primeiro momento, não se aflija com músicas do momento para usar no reels ou se o algoritmo do Instagram mudou novamente. Atenha-se em compartilhar o melhor do seu produto ou serviço. Seja honesto, verdadeiro, atencioso. Esses valores nunca saem de moda e todo mundo preza! – – @ellykagomes é jornalista e uma das criadoras da Soé.

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