09 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaMissão do Banco Mundial avalia implementação do PB Rural Sustentável

Missão do Banco Mundial avalia implementação do PB Rural Sustentável

Uma missão do Banco Mundial, juntamente com técnicos do Projeto Cooperar e de diversos órgãos do Governo do Estado, está avaliando o andamento das ações de implementação do PB Rural Sustentável. A análise dos dados constantes no Relatório Técnico de Progresso (RTP) começou nesta terça-feira (31) e se prolonga até o dia 10 de setembro de forma remota. O PB Rural Sustentável é um programa do Governo do Estado que tem o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.

Toda equipe do Banco Mundial vai analisar o desempenho geral do gerenciamento e implementação do PB Rural Sustentável (capacidade institucional); além de avaliar a metodologia de Monitoramento e Avaliação do Programa e propor as mudanças necessárias ao Marco de Resultados, indicadores e metas; identificar possíveis gargalos e restrições que impedem a melhoria do progresso da implementação e delinear as ações exigidas do Cooperar para abordar os principais problemas de implementação e melhorar a conclusão oportuna das atividades do projeto; e analisar as projeções fiscais e o impacto nos desembolsos do empréstimo.

- Continua depois da publicidade -

Com base nessa avaliação, a Missão desenvolverá um conjunto de recomendações de eventuais ajustes em componentes, ações, indicadores, arranjo institucional, mecanismos de monitoramento e avaliação, incluindo acordar um Plano de Ação com o Governo do Estado contendo as principais alterações ao PB Rural Sustentável.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, disse que a avaliação de Meio Termo é uma missão existente em todo o projeto. “Ao chegar na metade do prazo estipulado, o Banco faz essa avaliação para analisar o progresso nas recomendações e ações acordadas pela missão, além de ver o progresso em relação às metas e indicadores de resultados no programa, como também, o plano de aquisição acordados para obras, bens e consultas e, ainda, para salvaguardas ambientais, avaliando o desempenho geral do gerenciamento e implementação do PB Rural Sustentável”, explicou.

Omar ressaltou, ainda, que essa avaliação identifica gargalos e restrições que impedem as melhorias do programa. “Então nesse momento a gente faz a correção de rumo. É uma avaliação. É uma missão de vital importância para o PB Rural Sustentável, nesse momento”, observou o coordenador geral do Projeto Cooperar, acrescentando que durante esse período acontecerão reuniões setoriais para cada componente do projeto com dias e horários previstos específicos para apresentação e recomendação das ações que estão sendo executadas e poderão ter alguma modificação.

Da missão participam, além do Projeto Cooperar: Cinep, Cagepa, Empaer, Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

A equipe do Bird é composta por Hans Jansen – gerente de Projeto do Banco Mundial, Alfonso Alvestegui – especialista sênior em Abastecimento de Água e Saneamento, Ditmar Zimath – consultor em Inclusão Econômica Agrícola, Luís Dias – especialista sênior em Produção Agrícola (FAO), Fernanda Balduíno – especialista em Gerenciamento Financeiro, Frederico Rabello – especialista sênior em Aquisições e Licitações, João Guilherme Morais de Queiroz – especialista sênior em Aquisições e Licitações, Alberto Costa – especialista sênior em Desenvolvimento Social (Salvaguardas), Gabriela Lima – especialista em Desenvolvimento Social (Salvaguardas), Agnes Velloso – especialista sênior em Salvaguardas Ambientais (Salvaguardas), Leah Germer – especialista agrícola e Gabriela Moreira – assistente do programa.

FONTE: SECOM PB

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

  • Tags
  • D
RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste tem 5 times no TOP 20 do ranking digital de clubes

No cenário do futebol brasileiro, a competitividade vai além das quatro linhas; ela também se estende às redes sociais. Um recente levantamento do IBOPE...