09 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaParaíba registra maior alta do setor de serviços do Nordeste em agosto,...

Paraíba registra maior alta do setor de serviços do Nordeste em agosto, revela IBGE

O volume de serviços na Paraíba apresentou, no mês de agosto, a maior taxa de crescimento da Região Nordeste, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que foram divulgados, nesta terça-feira (17), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Paraíba registrou expansão de 8,4% em agosto sobre o mesmo mês do ano passado, bem acima da média do País (0,9%).

Na Região, além da Paraíba (8,4%), os maiores crescimentos vieram do Maranhão (6,6%) e de Sergipe (4,7%). O Estado de Pernambuco (-3,2%) foi o único com variação negativa em agosto sobre o mesmo mês do ano passado.

- Continua depois da publicidade -

2ª MAIOR ALTA NO ANO

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a taxa da Paraíba no setor de serviços permanece acima de dois dígitos, alcançando 12,5% de crescimento. É a segunda maior taxa nacional, atrás apenas de Mato Grosso (18%). Já no acumulado de janeiro a agosto do País, a expansão é de 4,1% este ano.

COMPORTAMENTO DAS ATIVIDADES NA PARAÍBA

Comparado a agosto de 2022, a ampliação do volume no setor de serviços se deu em apenas duas das cinco áreas de divulgação, registrando um crescimento de 49,4% entre os 166 tipos de serviços analisados. Dentre os segmentos, os profissionais, administrativos e complementares tiveram o maior impacto positivo, seguidos por informação e comunicação. Esses setores foram impulsionados por atividades como limpeza, locação de automóveis, serviços de engenharia, atividades jurídicas, cobranças e informações cadastrais no primeiro grupo, e telecomunicações, desenvolvimento e licenciamento de softwares, tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet, distribuição cinematográfica, de vídeo e de programas de TV, além do desenvolvimento de programas de computador sob encomenda no último.

LEIA TAMBEM:

Nordeste vai ganhar o primeiro hotel seis estrelas
2023 ainda terá mais três feriados, sendo dois feriadões
Estado do Nordeste terá projeto de Hidrogênio Verde mais ambicioso do mundo
Ceará é o segundo estado que mais exporta calçados no Brasil

No índice acumulado do ano, em comparação ao mesmo período de 2022, o setor de serviços expandiu em quatro das cinco atividades de divulgação, apresentando taxas positivas e um crescimento de 58,4% entre os 166 tipos de serviços investigados. O destaque ficou com o ramo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, contribuindo de forma significativa. Os outros avanços vieram de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; e serviços prestados às famílias. Por outro lado, os outros serviços tiveram uma influência negativa de -0,4% no acumulado do ano.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE passou por atualizações em 2023, incluindo a seleção de empresas amostradas, ajustes nos pesos de produtos e atividades, bem como alterações metodológicas, para refletir as mudanças econômicas na sociedade.

PESQUISA NACIONAL DE SERVIÇOS

A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Fecomércio espera crescimento nas vendas de estados do Nordeste no Dia das Mães

O Dia das Mães em 2024 promete aquecer os corações e os bolsos dos consumidores no Nordeste, com expectativas otimistas de movimentação econômica em...