O estado de Sergipe é o primeiro do Nordeste e um dos primeiros do país a ofertar o aparelho conhecido como “laringe eletrônica” para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana
a Secretaria da Saúde (SES) de Sergipe, realizou a entrega oficial dos primeiros equipamentos para os pacientes oncológicos laringectomizados, ou seja, aqueles que foram submetidos à retirada total da laringe, perdendo a capacidade de produzir a voz.
Em muitos quadros, a indicação cirúrgica é voltada para casos avançados do câncer, causando, entre outros danos, a perda das pregas vocais, estruturas que permitem a produção natural da voz. A solenidade de entrega aconteceu no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) para os pacientes oncológicos atendidos pela unidade hospitalar.
Neste primeiro momento, 15 pacientes já foram beneficiados com o dispositivo eletrônico que tem em seu mecanismo a produção da fala durante sua utilização. Com a aproximação da eletrolaringe na região do pescoço ou boca e uso de adaptador oral, ocorre a vibração das estruturas e a onda sonora produzida pelo equipamento alcança o trato vocal.
Entre os pacientes que receberam o aparelho está o senhor José Elias Dias, do município de Santa Rosa de Lima. Há cinco anos, ele passou pelo tratamento oncológico com radioterapia,quimioterapia e cirurgia para a retirada da laringe. Ele estava acompanhado pela esposa, que descreveu a emoção do momento. “A felicidade dele é estar aqui e é ainda maior poder receber esse dispositivo, pois vai ser uma nova vida. Falar novamente. Ele já se expressa muito bem por gestos, mas com a laringe eletrônica vai ser uma outra vida. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a todos que fizeram este momento ser possível. Agora ele voltará a cantar como fazia antes”, comentou.