O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaConheça o projeto que ajuda o Nordeste a enfrentar mudanças climáticas

Conheça o projeto que ajuda o Nordeste a enfrentar mudanças climáticas

O projeto Nordeste pela Resiliência Climática chegou ao primeiro ciclo de atuação no Brasil. A parceria da Visão Mundial com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) busca alcançar mais de 50 mil pessoas em dois anos e reduzir a vulnerabilidade climática a que muitas comunidades estão expostas.

No último ano, o projeto ofereceu oficinas e treinamentos, ampliando o conhecimento e a prevenção para a redução de riscos a desastres em comunidades da região. Nesse primeiro ano, 1.172 pessoas estiveram engajadas nas atividades e outras 750 pessoas foram treinadas na Redução de Riscos de Desastres.

- Continua depois da publicidade -

Assim, o projeto tem fortalecido a resiliência das comunidades diante das consequências mais severas das mudanças climáticas, principalmente as chuvas intensas, as inundações e os deslizamentos de terra.

“O primeiro ano do projeto trouxe grandes avanços. Mais de 1.000 pessoas receberam formações e estão preparadas para salvar vidas, entender quais os sinais que a natureza está mandando e conseguir evitar tantos desastres. A ideia é fortalecer essa participação no segundo ano”, destaca Renata Cavalcanti, diretora de Operações da Visão Mundial.

LEIA TAMBÉM:
Ranking revela estados que mais geram empregos no Nordeste
IBGE: estados do Nordeste lideram altas no setor de Serviços
Rio Grande do Norte tem o maior fluxo turístico dos últimos 7 anos
Sergipe sai na frente e lança programação do São João

PAPEL DA MULHER E RELAÇÕES COM A DEFESA SOCIAL FORTALECIDOS

“E o mais lindo foi perceber que as mulheres tomaram a frente, estão liderando vários processos de replicação das informações. Estão sendo referência do tema em suas comunidades. Foi lindo perceber que a juventude quer se engajar com o tema de mitigação de riscos e desastres e que já participaram de alguns momentos do projeto”, seguiu.

“Outro ponto muito importante foi a aproximação e participação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, uma relação que é fundamental para que as ações sigam fortalecendo as comunidades. E isso é fruto do que estamos plantando no projeto”, finaliza Renata Cavalcanti.

DADOS DO PRIMEIRO ANO DO PROJETO

Dados do primeiro ano do projeto mostram a importância de sua execução nas comunidades do Nordeste. Das 613 pessoas entrevistadas no início do Nordeste pela Resiliência Climática, 361 recebiam bolsa família, ou seja, fazem parte de famílias vulneráveis; 82% são mulheres, o que potencializa essa vulnerabilidade e a importância da atuação do projeto;

Outro dado interessante é que mais da metade dos participantes viviam com até um salário mínimo e tinham filhos; 87% nunca tinham participado de nenhum treinamento sobre redução de riscos de desastres e 66% eram afetados por alagamentos.

CONHEÇA O PROJETO NORDESTE PELA RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

O projeto Nordeste pela Resiliência Climática foi lançado no primeiro semestre de 2023 pela Visão Mundial, entidade que atua no Brasil desde 1945, numa parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

A princípio, a meta do Nordeste pela Resiliência Climática é reduzir os riscos a que as comunidades pobres estão expostas. Dessa forma, tem o objetivo de ampliar o conhecimento e a prevenção para a redução de riscos a desastres em comunidades no Nordeste. Além disso, busca fortalecer a resiliência diante das severas consequências das mudanças climáticas, especificamente chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra.

O projeto atua, ao mesmo tempo, nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco. O objetivo principal é reduzir a perda de vidas, de bens materiais e de meios de subsistência. Para isso, conta com um programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP). Em dois anos, pretende atingir diretamente 52 mil pessoas nos três estados.

Além de contribuir para salvar vidas, o projeto estimula a aproximação do poder público com as comunidades de áreas de risco. Desse modo, viabilizando a promoção de ações contínuas de prevenção sustentável, mesmo após o término do projeto.

Ao todo, 18 municípios estão sendo contemplados com a iniciativa.

Confira as cidades por estados:

Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu;

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro e Rio Largo;

Bahia: Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado e Teixeira de Freitas.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Workshop de gestão empresarial passará por cinco cidades do Nordeste

Evento realizado pelo especialista Marcus Marques tem objetivo de apresentar as habilidades da maestria empresarial para acelerar os resultados dos negócios. Entre 23 e 27...