16 / 04 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioCotidianoRanking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer

Ranking elege melhores cidades do Nordeste para envelhecer

Você já pensou em como será a sua vida quando se aposentar? Onde você gostaria de morar? Quais são os fatores que influenciam na sua escolha? Se você está procurando um lugar tranquilo, saudável e com qualidade de vida, talvez você deva considerar o Nordeste do Brasil.

O Nordeste é uma região rica em cultura, natureza e diversidade. Além disso, é também uma das regiões que mais se destaca no ranking das melhores cidades para se envelhecer, elaborado pelo Instituto de Longevidade (IDL). O ranking leva em conta aspectos como saúde, impacto socioambiental e economia, que são essenciais para garantir o bem-estar dos idosos.

- Continua depois da publicidade -
Qualidade de vidá é um dos principais pontos para um bom envelhecimento.

Ao mesmo tempo, o ranking avaliou 876 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, usando dados de fontes oficiais como o IBGE, o Ministério da Saúde e o INEP. Entre as variáveis analisadas estão a mortalidade por causas não naturais, leitos hospitalares e cobertura vacinal, aprendizado contínuo entre idosos, representatividade da população de idosos e muito mais.

LEIA TAMBÉM:

Capital do Nordeste pode mudar de nome em breve
Nordeste lidera novas rotas com 62 voos só na alta temporada
Nordeste tem maior cidade do Brasil com tarifa zero no transporte
O plano de transformar os tubarões de PE em atração turística

A princípio, o resultado mostrou que o Nordeste tem 12 cidades entre as 133 melhores do país para se envelhecer bem. De acordo com o levantamento, a melhor da região é Recife (PE). Ela ficou em 40º lugar no ranking geral. A capital pernambucana se destacou nos indicadores de saúde, educação e cultura. Outras cidades nordestinas que aparecem no ranking são Ilhéus (BA), Aracaju (SE), Patos (PB), Natal (RN), Garanhuns (PE), Salvador (BA), Juazeiro do Norte (CE), Jequié (BA), João Pessoa (PB), Sobral (CE) e Crato (CE).

Posição no IDL 2023 Cidade Estado
40 Recife PE
51 Ilhéus BA
61 Aracaju SE
71 Patos PB
88 Natal RN
99 Garanhuns PE
102 Salvador BA
108 Juazeiro do Norte CE
110 Jequié BA
118 João Pessoa PB
126 Sobral CE
133 Crato CE

O que essas cidades oferecem aos idosos?

Essas cidades oferecem aos idosos oportunidades de lazer, convivência, aprendizado e participação social. Além disso, elas têm um clima agradável, uma gastronomia saborosa e uma paisagem deslumbrante. São lugares ideais para quem quer aproveitar a terceira idade com tranquilidade, saúde e qualidade de vida.

LEIA TAMBEM:
Governo anuncia leilão de rodovias de 5 estados do Nordeste
Nordeste é a região que mais cresce no Brasil e vai expandir com turismo e energia limpa
Estado do Nordeste vai explorar petróleo em local desafiador

Se você ficou curioso para saber mais sobre o ranking das melhores cidades para se envelhecer, você pode acessar o site do Instituto de Longevidade e conferir o relatório completo. Lá você também pode encontrar dicas e informações sobre como viver melhor em qualquer idade.

 

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Nordeste vai ganhar hubs no Recife e em Natal do Grupo Leveros

O Grupo Leveros, com sede em Assis (SP) e especializado em soluções de climatização, planeja iniciar sua expansão pelo Brasil a partir do calor...