03 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioPolíticaRN lança programa de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque...

RN lança programa de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque Mundial

Com um aporte inicial de R$ 2,5 milhões, o Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com o Sebrae, lançou na última sexta-feira (19) o Programa de Fortalecimento do Turismo no Território do Seridó Geoparque Mundial da Unesco. A cerimônia teve lugar no Auditório da Governadoria e contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e dos prefeitos dos seis municípios que abrangem a área de 2.800 quilômetros quadrados do parque.

- Continua depois da publicidade -

O programa, visando impulsionar o turismo na região, promover o desenvolvimento econômico local e criar oportunidades de emprego e renda para o Seridó, está alinhado à política estadual de interiorização do turismo e à missão do Sebrae/RN de potencializar os pequenos negócios como protagonistas do desenvolvimento regional.

A governadora Fátima Bezerra destacou a realização do projeto, que inseriu o Seridó na lista de geoparques da Unesco em 2022, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no início da pandemia da Covid-19. Ela enfatizou a sensibilidade, foco, determinação e planejamento que levaram a esse feito extraordinário. A governadora também anunciou a pavimentação do trecho da estrada que conecta os municípios de São Tomé e Cerro Corá.

Décimo Lima, presidente nacional do Sebrae, expressou o compromisso de intensificar os investimentos no geoparque, destacando a importância de melhorar a qualidade de vida das 100 mil pessoas que residem na região. O deputado federal Fernando Mineiro, ex-titular da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (SEGRI/RN), anunciou a destinação de emendas parlamentares para fortalecer o turismo comunitário no Seridó.

LEIA TAMBÉM:
Estudante cria remédio contra dermatite com cacto do Nordeste
Quais os melhores cursos das UFs do Nordeste para concorrer no Sisu?
Petrobras vai dobrar refino em Abreu e Lima
PAC vai levar Metrô de Salvador até o Campo Grande

A Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur) investiu R$ 190 mil em recursos próprios para a execução do projeto básico de sinalização turística, requisito fundamental para o reconhecimento pela Unesco. A presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Roberta Duarte, destacou a parceria com o Sebrae e anunciou a participação do Seridó Geoparque em eventos internacionais.

Com aproximadamente 10 mil visitantes anuais estimados pela Setur, mesmo sem estar totalmente concluído, o geoparque já influencia atividades como artesanato e gastronomia. Com o desenvolvimento contínuo, espera-se que o Seridó Geoparque Mundial da UNESCO se torne um destaque no cenário nacional e internacional, promovendo o turismo sustentável e preservando a rica diversidade geológica e cultural da região.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Capital no Nordeste lança plano para ter 700 km de ciclovias

Uma capital no Nordeste deu um grande passo em direção a uma mobilidade mais sustentável e inclusiva. Isso porque o prefeito de Salvador, Bruno...