04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaSuape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses

Suape registra desembarque recorde de carros elétricos chineses

É a maior operação de importação de automóveis já registrada pelo hub de veículos do atracadouro.

Navio da BYD que transportou a carga atracou pela primeira vez no Brasil

O Porto de Suape em Pernambuco,  registrou mais um recorde no Hub de Veículo com o desembarque de 5.459 automóveis de modelos variados da BYD, gigante mundial chinesa na fabricação de

- Continua depois da publicidade -

automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. O navio Explorer Nº 1 BYD, construído pela própria empresa, atracou em Suape na segunda-feira (27) para realizar, no Cais 5, uma megaoperação de 48 horas que envolveu dezenas de trabalhadores.

Navio da BYD foto Rafael Reines
Super Navio da BYD foto Rafael Reines

Essa é a maior operação de veículos importados já registrada na história do atracadouro, que tem 45 anos de fundação e configura como o sexto porto público mais movimentado do país.

Os detalhes da megaoperação foram anunciados, na manhã desta terça-feira (28), durante entrevista coletiva no centro administrativo da estatal portuária, que contou com a participação de jornalistas de todo o país. O encontro foi conduzido pelo diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, e pelo gerente-sênior Supply Chain (cadeia de suprimentos) da BYD, Leonardo Felipe.

Após uma breve apresentação do complexo e do Hub de Veículos, os profissionais da mídia acompanharam a operação de desembarque dos veículos elétricos e conheceram as instalações da embarcação, que tem capacidade para transportar 7 mil automóveis.

“A escolha do Porto de Suape como porta de entrada para os carros elétricos da BYD é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma operação gigante e contínua que vai se repetir nos próximos meses, representando um incremento muito positivo para Pernambuco e para o Nordeste”, pontua o diretor-presidente da estatal portuária, Marcio Guiot.

“Estamos felizes pelo Explore Nº 1 BYD chegar, pela primeira vez, em solo brasileiro, representando o nosso avanço no setor do transporte e nossa expansão em mercados estrangeiros. E o Porto de Suape é um local estratégico para desembarcarmos nossos carros híbridos e elétricos que seguirão para consumidores de todo o país”, Tyler Li, Presidente da BYD Brasil.

Essa é quarta operação da BYD no atracadouro pernambucano, sendo a primeira no modelo ro-ro (carga embarcada e desembarcada de um navio utilizando as suas próprias rodas, incluindo automóveis, caminhões, tratores e reboques, ou com o recurso a plataformas específicas munidas de rodas).

A primeira movimentação foi em 15 de abril, com 1.972 unidades. A segunda, em 1º de maio, com o desembarque de 695 veículos. A terceira ocorreu em 14 de maio, com 1.722 unidades.

Todos os modelos desembarcados no Terminal de Contêineres de Suape (Tecon) foram transportados da China até Suape em contêineres adaptados e em flat rack (equipamento usado para transporte ou armazenagem de cargas com excesso de altura e/ou largura), para que os automóveis chegassem ao porto pernambucano em perfeito estado.

Navio da BYD foto Rafael Reines
Navio da BYD foto Rafael Reines

LEIA TAMBÉM:
Paraíba tem 3,8 mil pequenos negócios na área de construção de edifícios
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo
Bahia e Sport lideram pesquisa de maiores torcidas do Nordeste
Conheça o empreendimento bilionário de Neymar no Nordeste

Os automóveis permanecerão armazenados nos Pátios Públicos de Veículos de Suape até que a liberação e trâmites alfandegários sejam concluídos. Após essa etapa, os veículos seguem destino para concessionárias do Nordeste e de outras partes do país. “O incremento das operações do hub de veículos consolida a vocação logística de Suape, porto que se localiza num raio de 800 quilômetros de sete capitais da região (Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju e Salvador)”, afirma o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira.

O Hub de Veículos do Porto de Suape é o mais movimentado do Norte/Nordeste. Em 2023, registrou crescimento de 42% nas operações em relação ao ano anterior, totalizando 80.705 unidades, entre exportação, importação e transbordo.

A estimativa para 2024 é bastante otimista e deverá ultrapassar a marca de 100 mil unidades.  Em 2022, a alta foi de 19% em relação a 2021, com a entrada/saída de 56.936 unidades.

LEIA TAMBEM:
Time do Nordeste tem a torcida mais fiel do país, diz pesquisa
Nordeste entra na briga por sedes na Copa do Mundo Feminina
Museus no Nordeste guardam a cultura e história regional
Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo

RESULTADOS

A movimentação do Porto de Suape segue em alta. A estatal portuária registrou aumento de 3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No total, contabilizou 6.006.942 toneladas de carga no primeiro trimestre de 2024. O destaque ficou para a operação de veículos (aumento de 34%, com 21.298 unidades). O número de atracações também foi positivo, com a atracação de 383 navios, o equivalente a um crescimento de 4,1%.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Economia do país cresce 2,5% no primeiro trimestre, aponta IBGE

A economia brasileira registrou um crescimento de 2,5% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em relação ao...