04 / 06 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaHidrogênio Verde no Piauí já atrai indústrias para o estado

Hidrogênio Verde no Piauí já atrai indústrias para o estado

A ZPE operou como uma zona alfandegada totalmente funcional, avançando rapidamente para se tornar uma referência global

O ano de 2023 assinala um marco histórico na trajetória da Zona de Processamento de Exportações do Estado do Piauí (ZPE Piauí), desde sua criação em 2010. Pela segunda vez, a ZPE operou como uma zona alfandegada totalmente funcional, progredindo rapidamente para se estabelecer como uma referência global na atração de investimentos bilionários, principalmente na produção de hidrogênio verde e seus derivados.

Neste momento, com duas indústrias já implantadas, quatro projetos industriais em andamento, dezenas sob análise no Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e 16 startups ativas e conectadas aos mercados globais, a ZPE Piauí se prepara para receber o maior empreendimento de hidrogênio verde do mundo, com investimentos projetados superando os 200 bilhões de reais ao longo de uma década.

- Continua depois da publicidade -
O Hidrogênio verde é um combustível sem poluentes por usar as energias limpas para efetuar a eletrólise.

O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto, enfatiza o empenho do governador Rafael Fonteles em atrair investimentos internacionais para o estado, utilizando a ZPE como pilar desse projeto de desenvolvimento. O anúncio desses investimentos, realizado na COP 28 em Dubai, foi comemorado por autoridades como o governador Rafael Fonteles, o ex-presidente Lula e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.

LEIA TAMBÉM:
Casal nordestino inova e faz Chá Revelação com cuscuz
Explore a Paraíba! Destino perfeito para o Verão, do litoral ao interior
A importância do Verão para o Nordeste; entenda

O primeiro passo tangível para a concretização desse projeto ocorreu em 15 de dezembro, com o lançamento do HUB de hidrogênio verde dentro da ZPE Piauí, contando com a presença do governador Rafael Fonteles, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e dos empresários Bart Biebuyck, CEO da Green Energy Park, e Pedro Vaquer, CEO da Solatio.

Álvaro Nolleto enfatiza que esse conjunto de investimentos possibilita um salto de crescimento que a economia piauiense terá nos próximos anos.

“Esse conjunto de investimentos, instalados e anunciados, é a garantia de viabilização de outros importantes equipamentos de suporte à indústria e ao comércio em larga escala, a exemplo do Porto Piauí, que teve inaugurada a sua primeira etapa dia 13 de dezembro, e também o intermodal de transportes que irá transportar as riquezas do Piauí para o mundo”, prosseguiu Álvaro Nolleto.

LEIA TAMBÉM:
Cidade do Nordeste tem lançamento de carro voador
Globo vai gravar sua próxima novela no interior do Nordeste
Nordeste tem 4 destinos entre os mais buscados no fim de ano

O gestor destaca ainda que, em 2023, a ZPE Piauí foi reconhecida, junto com a ZPE do Ceará, como exemplo a ser seguido pelos demais estados brasileiros que buscam implementar suas zonas de livre comércio. Esse reconhecimento ocorreu durante o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio às ZPEs brasileiras, em agosto, na Câmara dos Deputados, iniciativa liderada pelo deputado federal piauiense Florentino Neto.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Pernambuco tem redução de 11,6% nos homicídios em maio. No Recife, queda foi de 34%

Em reunião do programa Juntos pela Segurança nesta segunda-feira em Recife, , a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, acompanharam os indicadores...