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Reeducandos dão a volta por cima com fábrica de telescópios

A Paraíba conquistou sua posição na final do Prêmio LED – Luz na Educação, edição 2024. O evento é uma promoção da Rede Globo de Televisão, através do inovador “Projeto Esperança no Espaço”. O estado do Nordeste conquistou o destaque nacional com a fabricação de telescópios refletores por reeducandos na cadeia da cidade de Esperança.

Competindo na categoria “Empreendedores e Organizações Inovadoras”, que reconhece iniciativas que transcendem o ambiente escolar, o projeto foi selecionado entre os 15 finalistas, destacando-se entre 60 semifinalistas em todo o país. Os vencedores receberão um prêmio de R$ 200 mil em cada categoria.

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O “Projeto Esperança no Espaço” é de coordenação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Teve sua concepção pelo policial penal e diretor da Cadeia Pública de Esperança, Lindemberg Gonçalves Lima, um entusiasta da astronomia. Ele encontrou, de forma surpreendente, reeducandos com interesse pela temática dentro das celas da cadeia. A partir desse encontro improvável, surgiu a ideia de fabricar telescópios refletores com materiais acessíveis. Além de adquirirem amplo conhecimento, os reeducandos se beneficiam com a remição de penas e maior qualificação. Assim, aumentam suas oportunidades no mercado de trabalho ao retornarem à sociedade.

Ajuda que veio de fora

A juíza da 1ª Vara da Comarca de Esperança, Paula Frassinete Nóbrega de Miranda, conheceu o primeiro telescópio. Logo, decidiu apoiar o projeto através da doação de recursos provenientes de prestações pecuniárias. Essa contribuição viabilizou a produção de mais exemplares do equipamento. Até o momento, oito telescópios foram fabricados na Cadeia Pública de Esperança, enquanto outros cinco estão em fase final de produção.

Com uma visão futura, o projeto pretende produzir pelo menos 600 telescópios em 2024. Tudo isso em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A princípio, o objetivo é a doação às escolas estaduais da Paraíba. Ao mesmo tempo, busca despertar o interesse dos alunos da rede pública pela astronomia e astrofísica. Dessa forma, facilitando sua aprendizagem com o auxílio desses instrumentos inovadores.

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