10 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioTurismoExposição das obras dos Artesãos Alagoanos na 23ª Fenearte

Exposição das obras dos Artesãos Alagoanos na 23ª Fenearte

Entre os dias 5 e 16 de julho, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, será palco da Feira Nacional de Negócios do Artesanato. O Programa Alagoas Feita à Mão, do Governo de Alagoas, garantiu a participação dos artesãos e entidades representativas do estado na 23ª edição da Fenearte, que ocorrerá na cidade do Recife (PE).

A feira reunirá produções artesanais destacadas de todo o país e contará com a presença de 10 artistas e grupos produtivos alagoanos, selecionados por meio de um edital disponibilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). Essa iniciativa tem como objetivo levar as produções alagoanas aos visitantes de diversas regiões do Brasil e do mundo.

- Continua depois da publicidade -

Com o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da terra, poesia das mãos”, em homenagem à arte histórica feita com barro por povos indígenas, a Fenearte apresentará produções artesanais de destaque em todo o país. O evento contará com a presença do Mestre André da Marinheira, da Associação das artesãs Pontal do Coruripe, do Ateliê Boca do Vento, do Grupo Produtivo Artesãs Quilombolas da Mumbaça, Grupo Produtivo Luart, além dos artesãos Edmilson Valentim de Souza, Jasson Gonçalves da Silva, Maria Eroneide Laurentino, Maria Leide Santana e Adeildo Gomes dos Santos.

Caroline Balbino, secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, destaca que os artesãos selecionados representam algumas das principais tipologias e técnicas de Alagoas, levando o genuíno artesanato produzido no estado para outras regiões. Ela ressalta que a Fenearte é a maior feira do setor na América Latina e já se tornou uma tradição para o artesanato alagoano. Além da exposição, os artesãos terão a oportunidade de participar de oficinas, palestras e discussões oferecidas no evento.

A seleção dos artesãos contou com uma equipe técnica interdisciplinar responsável por analisar as inscrições. Foram avaliados os documentos de habilitação exigidos e os portfólios de produção artesanal, seguindo os critérios estabelecidos no edital.

REDAÇÃO com Assessoria

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Concessionárias de rodovias vão investir R$186 milhões nas estradas do Nordeste

Investimentos de R$ 186 milhões foram direcionados para melhorias nas rodovias do Nordeste, incluindo as Rotas do Atlântico (CRA) e dos Coqueiros (CRC) em...