20 / 05 / 2024

O Nordeste Está Aqui!

InícioEconomiaNordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo

Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo

O Nordeste está prestes a viver um período de crescimento econômico significativo. Ao mesmo tempo, além de superar a média nacional, a região é a que mais vai crescer no país. As informações são da consultoria Tendências.

Por que o Nordeste vai crescer mais que outras regiões?

Projetos governamentais, como o Novo PAC e a NIB, somados a investimentos privados, deverão impulsionar a economia nordestina nos próximos anos. Enquanto o PIB do Brasil deve crescer a uma média de 2,5% ao ano entre 2026 e 2034, o PIB do Nordeste terá um salto ainda mais expressivo, com uma média anual de 3,4%.

- Continua depois da publicidade -

Setores Beneficiados e Investimentos

Segundo o economista Lucas Assis, da Tendências, a região nordestina terá um ciclo de investimentos estimado em R$ 750 bilhões, apenas do PAC. Diversos setores serão impulsionados, com destaque para a indústria, que pode registrar um crescimento médio anual de 4,3%.

O Nordeste se beneficiará especialmente da exploração de gás natural e petróleo, energia eólica, concessões de aeroportos e privatizações de companhias de energia elétrica e saneamento.

LEIA TAMBÉM:
Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo
Nordeste é a região que mais vai crescer no Brasil, diz estudo

Contexto Histórico e Político

Lucas Assis ressalta que o Nordeste já experimentou períodos de crescimento acima da média nacional, especialmente durante os governos de Lula, mas por razões diferentes. Nos anos 2000, a região se beneficiou do boom das commodities e de políticas públicas voltadas para a erradicação da pobreza.

Rn Turismo foto emprotur divulgação
Durante muito tempo o Nordeste só liderava economicamente no setor turístico

Contudo, os anos seguintes foram desafiadores, com a região ficando para trás durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, com taxas de crescimento abaixo da média nacional em alguns anos.

Perspectivas Futuras

Com a volta de Lula ao cenário político nacional, renovou-se a expectativa para o Nordeste. O investimento em projetos estratégicos e a priorização da região devem impulsionar o desenvolvimento econômico e social nos próximos anos. Desse modo, trazendo benefícios tangíveis para a população nordestina.

LEIA TAMBÉM:
Mãe e Filha acham o sucesso com restaurante de Cuscuz em SP
Capital no Nordeste dá exemplo e só terá sacolas recicláveis
Nordeste mira crescimento inclusivo para beneficiar todo

Em suma, as projeções positivas para o crescimento do PIB do Nordeste até 2034 representam uma oportunidade única para a região consolidar seu papel como um importante motor da economia brasileira. Com investimentos planejados e políticas públicas adequadas, o futuro parece promissor para os estados nordestinos e seus habitantes.

Siga-nos no Instagram @portalne9!
Participe do nosso grupo no Telegram!
Participe do nosso grupo no WhatsApp!

RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -

Concursos e Empregos

Governo vai ajudar cidades de seis estados do Nordeste

No Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), O Governo Federal reconhece situação de emergência em diversas cidades de seis estados do Nordeste. A...